Reflexões Sobre o Ensino da Literatura

Subtítulo
Da Poética de Edouard Glissant às Perspectivas de Leituras Rizomáticas
Autor(a)
Heloisa Brito de Albuquerque Costa
Orientador(a)
Diva Barbaro Damato
Ano
2008
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir aspectos relativos ao ensino da literatura no contexto do ensino do Francês como Língua Estrangeira (FLE). O levantamento inicialmente proposto das práticas de leitura de textos literários nos contextos de língua estrangeira e materna procura enfatizar que as atividades realizadas teriam uma tendência a reforçar um modelo de ensino de literatura universal baseado, fundamentalmente, nos princípios de subordinação do texto literário ao aprendizado da língua e de reprodução dos pressupostos e objetivos desenvolvidos pela disciplina história literária no contexto francês. A reflexão sobre o aprendizado da leitura de um modo geral e em particular, da leitura de textos literários em língua estrangeira, procura enfatizar, num segundo momento, a recusa de uma concepção de ensino na qual o texto literário seria portador de um único sentido para ir na direção do reconhecimento de sua pluralidade de sentidos. O processo de construção de sentido(s) se dá, nesta perspectiva, por meio do desenvolvimento de competências de leitura que visam a formação do leitor autônomo e crítico, segundo os estudos de Perrenoud e Meirieu. A Poética da Relação de Edouard Glissant propõe uma nova maneira de ler o mundo, segundo a perspectiva do pensamento rizomático que se opõe ao pensamento universal e reconhece a diversidade, a multiplicidade, a pluralidade e a não hierarquização das relações como fundamentos de um novo projeto estético. A leitura rizomática dos textos de Edouard Glissant possibilita o estudo das diferentes noções que fundamentam sua poética, das relações que estabelecem entre si e abre caminho para aproximações com os princípios desenvolvidos pela abordagem hipertextual. O hipertexto em Glissant a partir da seleção de hypermots surge como uma leitura que favorece a reflexão sobre o ensino da literatura baseado no desenvolvimento de competências hipertextuais, na formação autônoma e crítica do aluno/leitor e, sobretudo como facilitador de uma leitura de um mundo marcado pela fragmentação e multiplicidade de informações.

Resume

Ce travail a pour but de réfléchir et d´analyser les aspects concernant l´enseignement de la littérature dans le cadre du français langue étrangère (FLE). L´analyse initiale des pratiques de lectures de textes littéraires en FLE et en langue maternelle mettent l´accent sur une conception d´enseignement de la littérature dont la référence est le modèle universel défini par l´enseignement de l´histoire littéraire. L´apprentissage de la lecture en général et de la lecture de textes littéraires en langue étrangère sont étudiés à partir de la conception que le texte littéraire est pluriel. Le processus de construction de sens comprend le développement de compétences de lecture qui visent la formation d´un lecteur autonome et critique, d´après les études de Perrenoud e Meirieu. La Poétique de Relation d´Edouard Glissant suggère une nouvelle lecture du monde à partir de la pensée rhizomatique qui reconnaît la diversité, la multiplicité, la pluralité et la non hierarchisation des rapports comme les éléments fondamentaux d´un nouveau projet esthétique. La lecture rhizomatique chez Glissant rend possible l´étude de différentes notions qui sont à base de sa poétique, des rapports qu´elles définissent entre-elles et des ouvertures vers l´approche hypertextuelle. L´hypertexte glissantien se construit à partir de la sélection d´ hypermots et permet des pratiques de lecture diverses de la part du lecteur qui initie un processus d´aprentissage de la lecture basée sur le développement de compétences hypertextuelles vers son autonomie et formation critique. L´hypertexte devient ainsi l´un des possibles chemins qui favorisent la lecture d´un monde marquée par la fragmentation et multiplicité d´informations.