Antropologia Social

Caminhos de saberes Guarani Mbya: modos de criar, crescer e comunicar

Resumo

Esta etnografia descreve os caminhos pelos quais os Guarani Mbya, um povo indígena que vive no Brasil, Paraguai e Argentina, descobrem, desenvolvem e comunicam saberes. Considerando que os Mbya desenvolvem saberes e colocam-nos em circulação através de práticas contínuas de comunicação e movimento entre diferentes lugares e pessoas (humanas, divinas e não-humanas), esta pesquisa seguiu diferentes indivíduos e famílias enquanto caminhavam entre relações e lugares diversos. Atividades cotidianas e rituais de comunicação e tradução são abordadas, considerando que a tradução não se restringe ao âmbito linguístico, mas também abrange experiências através das quais saberes são transformados em ações eficazes. Os cuidados tomados pelos Mbya nos caminhos de circulação de saberes são descritos, chamando atenção para a relação entre saberes e doenças/infortúnios. Ademais, no âmbito das práticas que fazem a pessoa mbya crescer, tomam-se cuidados para administrar o desejo e os riscos de transformações provocadas pelo envolvimento constante da pessoa em diferentes contextos de relações. Os problemas abordados nesta tese dialogam com a etnologia ameríndia em geral e apontam para a possibilidade de diálogo com os campos da filosofia da linguagem e da educação.

Abstract

This ethnography describes the ways the Guarani Mbya, an indigenous people living in Brazil, Argentina and Paraguay, discover, develop and communicate knowledge. Considering that it is through constant movement and communication among different places and people (human, divine and non-human) that the Guarani Mbya develop knowledge and make it flow, this research was carried out by following different individuals and families as they moved along relations and places. Attention is drawn to common and ritual acts of communication and translation, in which translation is not only performed in the linguistic sense, but also encompasses experiences in which knowledge is translated into powerful actions. The lengths to which the Guarani Mbya seek to control the flow of knowledge are addressed pointing to the close tie between knowledge and sickness/misfortune, as well as the possibility that one may transform into the other and vice versa. In fact, the Mbya person, as all persons, grows continuously, and such growth entails managing the desire and risks of transformations triggered by his/her engagement in different contexts of interaction. The issues addressed in this dissertation dialogue with amerindian ethnology in general, and venture into a potentially promising dialogue with problems prevailing in the fields of education and philosophy of language research.

Autor(a)
Adriana Queiroz Testa
Orientador(a)
DOMINIQUE TILKIN GALLOIS
Ano
2014

Da deliciosa indolência à atividade petulante

Resumo

Trata-se de analisar a elaboração conceitual e a função das noções de “trabalho”, “indolência” e “ócio” na antropologia de Rousseau, apontando de que maneira é possível realizar a leitura da gênese da humanidade e da gênese da história a partir da gênese do trabalho. Pretende-se também examinar como o desenvolvimento das formas de trabalho permite pensarmos o labor em suas variadas categorias: Rousseau descreve e distingue qualitativamente diversas espécies de trabalhos humanos sempre considerando os dados heterogêneos que compõem os sucessivos quadros do estado de natureza histórico. No primeiro estado de natureza retratado no Segundo Discurso, os homens encontravam-se esparsos em uma natureza pródiga: vivendo em terra fértil e abundante, na qual podiam plenamente usufruir de sua indolência natural, os indivíduos equiparavam-se aos animais e suas faculdades distintivas encontravam-se em potência. Neste meio ambiente generoso, que não exigia senão um mínimo esforço instintivo para a sobrevivência, o trabalho era inexistente. Entretanto, este modelo, no qual a preguiça se apresenta como atributo antropológico fundamental que mantém o homem apegado ao estado de coisas em que se encontra, transforma-se no momento em que surgem os obstáculos: a natureza, tornando-se avara, passa a esconder seus frutos. Abandonando sua indolência, o homem vê e faz nascer uma primeira espécie de trabalho e constrói seus primeiros objetos técnicos; é no momento desta gênese que a liberdade e perfectibilidade se atualizam e o homem, assim, terá acesso propriamente à sua humanidade. Examina-se, então, a partir do desenvolvimento das formas de trabalho, de que maneira o homem passa a tomar consciência de si e do outro, dando início ao desenvolvimento da história, da razão e da sociedade. Pretende-se, portanto, demonstrar e contextualizar como a noção de trabalho, que suplanta a ociosidade paradisíaca, opera como ponto de inflexão fundamental na antropologia de Rousseau.

Abstract

This essay analyzes the role and the conceptual elaboration of the notions of “human labor”, “indolence” and “idleness” in Rousseau’s anthropology, addressing how it is possible to read the genesis of humankind and the genesis of history by examining the genesis of work. Furthermore, this research intends to assay how the development of different forms of work allows us to think labor in its distinct categories: Rousseau distinguishes and qualitatively describes several sorts of human labor, always regarding the heterogeneous elements that compose the successive stages of the historical state of nature. In the original state of nature portrayed in the Second Discourse, men found themselves scattered in a prodigal nature: living in a fertile and abundant land, where they could fully enjoy their natural indolence, individuals were similar to animals and men’s faculties lay dormant. In this generous environment, where just a minimum instinctual effort was required for survival, toil was inexistent. However, this model, in which laziness is a fundamental anthropological attribute that keeps men attached to its state of affairs, undergoes changes the moment where the obstacles arise: nature, becoming miser, starts to hide its fruits. Relinquishing its indolence, humankind develops a first form of labor and starts to build its firsts technical objects; at the same moment, freedom and perfectibility are developed, so men will truly have access to their humanity. Subsequently, we analyze, considering the development of human forms of labor, in which way men become self-aware and aware of their equals, triggering the development of history, reason and society. This work maintains that the notion of “human labor”, superseding the ‘paradisiac idleness’, plays a fundamental role in Rousseau’s anthropology.

Subtítulo
Trabalho e ócio na antropologia de Rousseau
Autor(a)
Thiago Vargas Escobar Azevedo
Orientador(a)
Maria das Graças de Souza
Ano
2014

O perecível e o imperecível

Resumo

Esta dissertação apresenta uma análise de aspectos da cosmologia guarani-mbya focada nas relações de alteridade entre os Guarani, as divindades e espíritos, os animais e os brancos. Todo o percurso realizado é atravessado por uma questão fundamental: a da articulação que as narrativas analisadas neste trabalho permite entrever entre o tema da perda da imortalidade e aquele das escolhas distintas realizadas na primeira terra, pelos Guarani e pelos brancos, a respeito do uso da tecnologia e da relação com os demiurgos. O mote clássico do profetismo, ou “busca da terra sem mal”, é revisitado a partir de uma nova perspectiva, centrada nas concepções a respeito do corpo e suas possibilidades de transformação, e no papel que a oposição sensível entre o perecível e o imperecível adquire na reflexão sobre as relações entre os mundos terrestres e os mundos celestes. O argumento conflui para demonstrar como as reflexões dos Guarani-Mbya aqui abordadas constituem-se em uma crítica xamânica ao fetichismo da mercadoria e ao cristianismo.

Abstract

This work presents an analysis of aspects of Guarani-mbya cosmology focused on alterity relations among the Guarani, the deities and spirits, animals and white people. A fundamental issue that follows throughout this work is: the link between the theme of the loss of immortality and that of the different choices made in the first land, by Guarani people and white people, which refers to the uses of technology and the relationship with the demiurges. The classic theme of prophetism, or “the pursuit of the land without evil”, is revisited from a new perspective focused on conceptions of the body and its possibilities of transformation. This also includes the role that the sensible opposition between the perishable and imperishable acquires in reflections concerning the relation between the terrestrial worlds and celestial worlds. The argument converges to demonstrate how the reflections of the Guarani-Mbya presented here constitute a shamanic review on the fetishism of commodities and christianity.

Subtítulo
Lógica do sensível e corporalidade no pensamento guarani-mbya
Autor(a)
Daniel Calazans Pierri
Orientador(a)
Profa. Dra. Dominique Tilkin Gallois
Ano
2013

Educando sentidos, orientando uma práxis

Resumo

A presente tese toma as práticas assistenciais evangélicas como objeto privilegiado para a análise das relações entre religião e esfera pública, aqui compreendida como uma arena de mediação de sentidos. Amparada pela abordagem desenhada por Habermas, formula-se a hipótese de que a assistência seria uma espécie de baliza que permite atribuir verossimilhança a determinados posicionamentos públicos, dado que faculta conexões muito singulares entre diferentes campos discursivos (como religião, direito, política e economia) e que, quanto mais complexas forem estas conexões, maior abrangência terá a argumentação e, por consequência, tanto maior será a probabilidade de ela ser levada em consideração na esfera pública. Elementos oriundos da teoria da prática formulada por Bourdieu também são utilizados para analisar estas relações. Disto resulta propor que os diferentes arranjos que permitem ampliar os sentidos atribuídos à assistência estejam intrinsecamente relacionados a disposições que, embora sejam compartilhadas, podem ser diferentemente acionadas em cada contexto de ação. Para refletir sobre em que termos estas relações são produzidas e como são agenciados diferentes códigos compartilhados, toma-se como recorte empírico a Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Evangélica Nacional de Ação Social, investindo-se na produção de uma etnografia de seus agentes e de suas práticas.

 

Palavras-chave: assistência; ação social evangélica; protestantismo; pentecostalismo

Subtítulo
Etnografia das práticas assistenciais de evangélicos brasileiros
Autor(a)
Eva Lenita Scheliga
Ano
2011

Amigos e competidores

Resumo

Esta tese apresenta uma investigação sobre a política potiguara e consiste no exame da constituição de posições diferenciadas como chefia e liderança e a política faccional. O eixo de abordagem adotado centra-se no papel da amizade, da camaradagem, da feitiçaria e da guerra de acusações nos processos sociopolíticos e no jogo político e faccional de englobamento das “parentagens” pelas “turmas”. Ela está estruturada em três níveis de análise: o primeiro, focaliza a produção do parentesco e os regimes de territorialidade, com o objetivo de compreender a construção nativa sobre história e parentesco e as formas de uso do espaço pelos Potiguara, bem como a gestão das relações entre si e entre os outros. O segundo nível aprecia as formulações nativas acerca do idioma da mistura e o tema da civilização no enunciado potiguara sobre a temporalidade, pela análise do Censo Indígena de 2006, a fim de entender a “etnosociologia” nativa e, por conseguinte, os gradientes de classificação das relações com a alteridade. E o terceiro nível observa a construção da política partindo das concepções nativas de “ser chefe” e “ser líder” e tem como intenção delinear as elaborações acerca da ação e da representação política. Considerando os contextos de produção de chefes e líderes e das disputas faccionais, a compreensão da política, aqui proposta, explicita: o investimento na figura da unidade composta pela chefia que supõe o estabelecimento do domínio político e a definição da pessoa do chefe, como sujeito diferenciado, pelo acúmulo, potencialização e canalização das subjetividades, apropriação de relações, pessoas, bens e recursos do exterior; e o movimento de fazer e desfazer grupos, cuja ação política - do líder - tenta introduzir a multiplicidade e a heterogeneidade e revela a tendência a não fixidez, a segmentaridade e a inclusão dos não-humanos, por meio da feitiçaria ou do catimbó, na vida social e na política entre humanos. 

Abstract

This thesis presents an investigation on the Potiguara policy and consists in examining the formation of different positions as chiefship and leadership and the factional politics. The line of approach adopted focuses on the role of friendship, fellowship, witchcraft and accusation conflicts in sociopolitical processes and in the political factional game of aggregations in “parentagens” and “turmas”. It is structured in three analysis levels: The first focuses in the production of kinship and the regimes of territoriality, with the aim of understanding the native construction about history and kinship and how the area is used by the Potiguara, as well as the management of relations between themselves and others. The second level assesses the native formulations about the language of the mixture and the civilization theme in the Potiguara statement on temporality, by the analysis of the Indian Census in 2006, in order to understand the native ethno sociology, and therefore the gradients of classification of relations of otherness. And the third level observes the construction of the policy starting from the native conceptions of” being chief” and “being a leader” and is intended to outline the elaborations on the action and political representation. Considering the contexts of production of chiefs and leaders and factional disputes, the political comprehension, proposed here, explains: The investment figured in the composite unit by the leadership that assumes the establishment of the political field and the definition of the chief himself, as the subject differently, by accumulation, potentiating and canalizing of subjectivities, relations ownership, people, goods, and exterior resources; and the movement to make and unmake groups whose political action – of the leader – attempts to introduce the multiplicity and heterogeneity, and shows a tendency to non-fixity, the segmentarity  and the inclusion of the non-human, by witchcraft and catimbó in social life and politics among humans.

Subtítulo
Política faccional e feitiçaria nos Potiguara da Paraíba
Autor(a)
José Glebson Vieira
Ano
2012

Imagens e Substâncias como Vínculos de Pertencimento:

Resumo

Esta tese é o resultado de uma pesquisa sobre os processos mediante os quais determinados grupos indígenas constituem vínculos de pertencimento em relação à seus saberes e à sua memória. Trata-se de uma análise comparativa entre diferentes processos em dois contextos distintos: as denúncias e angústias que os Wajãpi manifestam com relação à falta de controle sobre a veiculação de suas imagens fotográficas em diversas conjunturas; e as elaborações de alguns indivíduos Yanomami envolvidos na coleta e conservação de material genético, sobretudo de sangue para pesquisas biotecnológicas. Imagens e Sangue foram abordados como elementos formadores de contextos de controvérsias a respeito de sua utilização e pertencimento, por meio dos quais a análise da pesquisa foi empreendida.

Abstract

This thesis is the result of a research project about the processes through which certain indigenous groups create ties of ownership in relation to their knowledge and memory. The project explores this theme through a comparative analysis of different processes in two distinct contexts: the accusations and anxieties of the Wajãpi in relation to their lack of control over the appropriation, in a diversity of situations, of photographic images of themselves; and the reactions of a number of individual Yanomami to the collection and conservation of Yanomami genetic material, most particularly blood collected for biological research by non-indigenous parties. Images and blood are considered here as formative elements of these controversial contexts of appropriation and ownership, and provide, as such, the analytical focus of this project.

Subtítulo
As experiências Wajãpi e Yanomami
Autor(a)
Sílvia Pizzolante Pellegrino
Ano
2012

Rikbaktsa:

Resumo

Esta dissertação de mestrado tem como objeto de pesquisa a população indígena Rikbaktsa, ou Canoeiros, como são conhecidos na região. Localizados no sudoeste amazônico, a noroeste do estado de Mato Grosso (Bacia do Juruena), têm um contingente populacional de aproximadamente 1200 habitantes. São filiados ao tronco lingüístico Macro-Jê e dividem-se em metades exogâmicas agnáticas organizadas em clãs patrilineares. O estudo em questão constitui-se de uma ampla pesquisa bibliográfica, revisão e sistematização dos dados Rikbaktsa, procurando colocar em diálogo os textos e materiais já produzidos sobre esta população, bem como estabelecer comparações com pesquisas realizadas sobre outras etnias Jê-Bororo. Uma ferramenta computacional (MaqPar) também contribuiu para produzir novas descrições sobre o sistema empírico de aliança Rikbaktsa. Deste modo, procurou-se debater a fundo temas relacionados à organização e morfologia social, pertencimento Rikbaktsa ao tronco lingüístico Macro-Jê e sistema de parentesco e terminologia.

Abstract

This master’s thesis has the Rikbaktsa indigenous society, or ‘Canoeiros’ - as they are locally known - as the research object. Located on the southwest of the Amazonian range, on the north-west of the state of Mato Grosso, the Rikbaktsa people comprise a population of approximately 1200 individuals. They are filiated to the linguist trunk of ‘Macro-Jê’ and are equally divided into exogamic moieties organized into fatherhood clans. This research consist of an ample bibliographic account as well as a review and systematization of available data on the Rikbaktsa people, aiming not only to expose research and materials that has been produced regarding this society but also to establish a comparative interpretation with research carried out with other ‘Jê-Bororo’ ethnic groups. In addition, a computational tool (MaqPar) has contributed to the production of new descriptions about the empirical system of alliance Rikbaktsa. Thus, this research has envisaged a thorough discussion of the social organization and morphology, the ‘Macro-Jê’ linguist trunk within the Rikbaktsa society and its system of kinship along with the terminology associated.

Subtítulo
Um Estudo de Parentesco e Organização Social
Autor(a)
Paula Wolthers de Lorena Pires
Ano
2012

Tem que ter categoria:

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o ensino e aprendizado da prática futebolística para crianças e jovens de alguns bairros da Zona Leste de São Paulo. Acompanhei as aulas, treinos e jogos relacionados à escolinha do CDM Cidade Líder, como também as demais atividades praticadas naquele espaço, principalmente, as partidas de futebol de várzea aos finais de semana. A partir da observação das relações construídas entre os diversos atores (crianças, jovens, jogadores de várzea, pais e mães, olheiros, empresários e outros), pude identificar diferentes aspectos ligados ao ensino e aprendizado do futebol, que aparecem articulados na etnografia: trabalho, corpo, dom, peneiras, masculinidade, modelos pedagógicos, profissionalização etc. Se, por um lado, observava o processo de ensino e aprendizado do futebol entre os alunos, pais e professores, por outro, percebia que, concomitante ao ensino, trabalhava-se a idéia da formação de jovens jogadores. Tal questão me fez pensar em estender a pesquisa a novas espacialidades. Marcada, inicialmente, pela observação no bairro Cidade Líder, na Zona Leste paulistana, a pesquisa posteriormente ganhou uma amplitude de atores, experiências, trajetórias e situações, o que me fez atentar às redes de relações entre os diversos atores. Com este fim, tracei uma rede futebolística, entre outras tantas possíveis, que se inicia no bairro de Guaianases, também na Zona Leste, com o objetivo de investigar a diversidade de situações, atores e questões conectadas ao processo de formação de jovens jogadores de futebol. Assim, temas como peneiras, empresários, clientelismo, política municipal e futebol de várzea aparecem entrelaçados e mostram-se decisivos no processo de formação dos jogadores. Por meio desta rede, pesquisei atores e práticas que se encontram numa posição de invisibilidade quando observados somente por meio de classificações dicotômicas: jogo/esporte, amadorismo/profissionalismo e cotidiano/ritual. Trata-se, portanto, de um esforço de investigação de algumas das inúmeras mudanças estruturais do universo futebolístico, tanto no plano profissional, quanto nas formas cotidianamente ativadas nos espaços urbanos.

Abstract

This study aimed to investigate the main teaching and learning of football practices for children and young people in some districts of the East Zone of São Paulo. I followed the instruction, drills and games related to the CDM Cidade Líder football school, as well as other activities conducted in that area, especially the amateur football games in the weekends. From the observation of the relationships built between the various actors (children, young people, amateur players, parents and mothers, scouts, agents and others), I could identify different aspects of teaching and learning of football, which appear in the pleadings ethnography: working, body, Dom, screens, masculinity, pedagogical models, professionalism etc. If, on the one hand, I watched the process of teaching and learning football between students, parents and teachers, on the other hand, I understood that, concurrent to education, the idea of training young players was also developed. This question made me think of extending the search to a new space. Marked, initially, for observation in the Cidade Líder district in East Sao Paulo, the search later won a range of actors, experiences, histories and situations, which made me look at the networks of relationships between different actors. To this end, a specific football network was plotted, among many others that are possible, which begins in the neighborhood of Guaianases, also in the East, aiming to investigate the diversity of situations, actors and issues connected to the process of training young football players. Thus, issues such as sieves, business, patronage, local politics and amateur football appear interwoven and are crucial in the training of players. Through this network, I researched actors and practices that are in a position of invisibility when seen only by means of dichotomous classifications: game/sport, amateurism/professionalism and everyday/ritual. It is therefore an effort to research some of the many structural changes in world of football, in the professional and in the everyday forms that turn up in urban spaces.

Subtítulo
Construção do saber futebolístico
Autor(a)
Enrico Spaggiari
Ano
2012

A encenação de La Celestina por Ziembinski:

Resumo

LINS, D.T. A encenação de La Celestina por Ziembinski: o clássico de Fernando de Rojas no Brasil do regime militar. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2009. 204 p. Dissertação de Mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. La Celestina, como ficou conhecida a Tragicomedia de Calisto e Melibea, de Fernando de Rojas, é uma obra fundamental da cultura hispânica. Devido a sua forma essencialmente dramática, já foi adaptada para o palco em inúmeros países e em diferentes épocas. No Brasil, entre os anos de 1969 e 1970, ocorreram três diferentes montagens profissionais de La Celestina. Este estudo procura analisar a encenação ocorrida em São Paulo, sob direção de Ziembinski, partindo do texto adaptado por Eudinyr Fraga e do material histórico coletado durante a pesquisa. Também procura estabelecer um diálogo com as duas outras encenações ocorridas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Além disso, esse trabalho identifica e analisa o interesse dos encenadores brasileiros em montar o clássico espanhol no contexto brasileiro do regime militar, partindo da hipótese de que essas encenações poderiam significar uma opção estética de atuação política frente à repressão vivida no regime militar. Nesse sentido, foram considerados o contexto histórico-social e as opções estéticas que direcionavam o fazer artístico daquela época como essenciais para estabelecer as relações de significados do objeto estudado. No caso da montagem paulista de La Celestina, verificou-se um propósito político claramente definido que procurou levar aos palcos, por meio de uma encenação audaciosa e crítica, a questão da falta de liberdade política, da repressão e da luta de classes. Isso permitiu incluir a peça de Ziembinski no conjunto das manifestações estéticas de resistência ao regime militar brasileiro.

Abstract

LINS, D.T. La Celestina play, by Ziembinski: Fernando de Rojas classical work in Brazil during the militar government. São Paulo: College of Philosophy, Letters and Human Sciences, São Paulo University (USP), 2009, 204 p. Dissertation for Master Degree in Spanish Language and Literature, and Hispano-American Language and Literature. La Celestina, as it is known the Tragicomedy of Calisto and Melibea, by Fernando de Rojas, is a fundamental work of Hispanic culture. Due to its essentially dramatic style it has been already adapted in many countries and in different times. During 1969 and 1970, three different professional performances of La Celestina took place in Brazil. The objective of this study is to analyze the performance done in São Paulo, under the direction of Ziembinski, based upon the adapted text written by Eudinyr Fraga and the historical material collected during the research. Also it aims at establishing a dialogue with the two other performances occurred in Porto Alegre and Rio de Janeiro. Besides it this paper identifies and analyzes the Brazilian artists interest in producing the classic Spanish play in the Brazilian context of military dictatorship, setting forth the hypothesis that those performances could signify an aesthetics of political action in opposition to the repression lived during the military dictatorship. In this sense, it was taken into account the social-historical context and the aesthetics options that directed the artistic doing of those times as essential facts to establish the relationships of meanings in the studied object. In the case of the performance of La Celestina in São Paulo, it is noticeable a political purpose clearly defined, which wants to bring to the stages, by means of an audacious and critical play, the questions regarding the lack of political freedom, the repression and the class struggle. This allowed to include Ziembinski's play in the group of the aesthetics manifestations in resistance to Brazilian military dictatorship.

Subtítulo
O clássico de Fernando de Rojas no Brasil do regime militar
Autor(a)
DULCIANE TORRES LINS
Ano
2012