Fachada, Sinuca e Afasia

Subtítulo
Alcântara Machado, João Antônio e Fernando Bonassi. São Paulo, ficção no século xx
Autor(a)
Bruno Gonçalves Zeni
Ano
2009
Resumo

O ESTUDO ANALISA A REPRESENTAÇÃO FICCIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX EM TRÊS MOMENTOS HISTÓRICOS DISTINTOS, A PARTIR DE UMA ANÁLISE QUE SE DETÉM EM TRÊS OBRAS LITERÁRIAS ESPECÍFICAS: BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA (1927), DE ALCÂNTARA MACHADO; MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO (1963), DE JOÃO ANTÔNIO; E 100 HISTÓRIAS COLHIDAS NA RUA (1996), DE FERNANDO BONASSI. POR MEIO DE LEITURAS QUE PROCURAM COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E SOCIEDADE, NUMA VISADA CRÍTICA TRIBUTÁRIA DOS ESCRITOS DE ANTONIO CANDIDO, ESTE TRABALHO PRETENDE AVERIGUAR AS MUDANÇAS PELAS QUAIS PASSOU A CIDADE AO LONGO DO SÉCULO XX VERIFICANDO AS SOLUÇÕES FORMAIS QUE TRÊS DE SEUS PRINCIPAIS ESCRITORES DE FICÇÃO ADOTARAM PARA RESPONDER A ESSAS TRANSFORMAÇÕES.

Abstract

THIS DISSERTATION ANALYZES THE FICTIONAL DESCRIPTION OF THE CITY OF SÃO PAULO IN THREE PARTICULAR MOMENTS OF THE 20TH CENTURY THROUGH THE EXAMINATION OF THREE SPECIFIC WORKS OF FICTION: BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA (1927), BY ALCÂNTARA MACHADO; MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO(1963), BY JOÃO ANTÔNIO; AND 100 HISTÓRIAS COLHIDAS NA RUA (1996), BY FERNANDO BONASSI. IN A CRITICAL VIEW BASED ON ANTONIO CANDIDO’S THEORETICAL WORKS, THESE INTERPRETATIONS DISCUSS HOW THE DIFFERENT LITERARY FORMS FOUND BY THE AUTHORS TO PORTRAY THE CITY IN FICTION CONTRIBUTE TO THE UNDERSTANDING OF THE SOCIAL AND URBAN CHANGES OF SÃO PAULO DURING THE LAST CENTURY.