"Novíssimo" cinema brasileiro

Subtítulo
Práticas, representações e circuitos de independência
Autor(a)
Maria Carolina Vasconcelos Oliveira
Orientador(a)
Prof. Dra. Márcia Regina Lima
Área
Ano
2014
Resumo

Esta tese pretende somar esforços a outras pesquisas que se dedicam à compreensão da organização social da produção de bens/serviços culturais e artísticos. Tomando como objeto a produção cinematográfica que vem sendo caracterizada como o "novíssimo" cinema brasileiro (uma produção de cinema feita por jovens realizadores, com baixos orçamentos e em estruturas organizacionais menos especializadas e hierárquicas, que começa a se organizar no início dos anos 2000 e passa a ganhar reconhecimento público no país no fim da primeira década do século XXI), o trabalho se desenvolve a partir de dois objetivos. O primeiro, compreender o "novíssimo" cinema a partir do posicionamento de seus realizadores dentro do grande campo do cinema brasileiro, que configura um conjunto específico de práticas e representações. O segundo objetivo é trazer elementos para contribuir para uma discussão sobre produções culturais/artísticas do tipo independente – a partir da observação do caso do cinema, buscamos construir uma categoria de independência que pode ser utilizada para a compreensão de outros contextos de produção simbólica.

Abstract

This thesis aims to contribute to the comprehension of the social organization of the production of cultural and artistic goods/services. Considering as a target the cinematographic production that has been characterized as the "novíssimo cinema brasileiro" ("brand new" Brazilian cinema, in reference to Brazilian 1960's "new wave", meaning a production made ​​by young filmmakers with low budgets and less specialized and hierarchical organizational structures, which begins to get organized in early 2000 and gain public national recognition by the end of 21st century's first decade), this thesis is developed based on two goals. The first is to comprehend "novíssimo" cinema taking into account the positioning the filmmakers occupy in the larger Brazilian cinema field, which triggers a set of specific practices and representations. The second goal is to bring elements that contribute to the discussion of cultural/artistic productions known as 'independent' – from the observation of the cinema case, we seek to build a category of independence that can be used for understanding other contexts of symbolic production.