Literatura Brasileira

O fragmento romântico em O poema do frade

Resumo

A presente dissertação propõe examinar os traços de inacabamento na poética de Álvares de Azevedo e abordá-los segundo os fundamentos teóricos do gênero  fragmento. O poema do frade, objeto deste estudo, é uma composição narrativa muitas vezes relegada a uma posição secundária na fortuna crítica do poeta Álvares de Azevedo; esta apreciação negativa deriva, justamente, de seu estilo irregular e digressivo, encarado como defeituoso. O poema do frade é fortemente marcado pela mediação de um narrador irônico, inclinado ao discurso devaneante, pouco linear e repleto de discussões metapoéticas. No poema, a multiplicidade de assuntos, aparentemente descontínuos, é unificada na tematização de um grande debate estético acerca da impossibilidade da epopeia na modernidade. Diante disto, O poema do frade dialoga com o polêmico projeto de composição de uma grandiosa narrativa épica no Brasil oitocentista, patrocinado pela política imperial local e alimentado, em especial, pelos poetas ligados ao grupo indianista. Ao problematizar a viabilidade da epopeia em seu tempo, Álvares de Azevedo realiza uma revisão da tradição poética neoclássica bem como de sua própria poética, colocando em prática o princípio romântico de aproximação dos campos da crítica e da poesia, ou, em outras palavras, de assimilação da reflexão crítica no interior da própria obra de arte.  

Abstract

This dissertation aims at examining the unfinished traits in the poetry of Álvares de Azevedo, and approaching them using the theoretical fundaments of the genre “fragment”. The object of this study, O poema do frade, is a narrative composing which is constantly relegated to a secondary position in the poet’s critical fortune. This negative appreciation derives exactly from his digressive and irregular style, often seen as defective. O poema do frade is strongly characterized by the mediation of an ironic narrator, inclined to a rambling discourse, often nonlinear, and full of meta-poetic discussion. In the poem, the multiplicity of matters, apparently discontinuous, is unified in the thematization of a great aesthetic debate about the impossibility of an epic in the modernity. From this perspective, O poema do frade dialogues with the controversial project of composing an epic narrative in nineteenth-century Brazil, sponsored by the local imperial politics, and specially fed by the poets connected to the indianist movement. By questioning the epic feasibility in his time, Álvares de Azevedo performs a review of the neoclassical poetic tradition, as well as his own, applying the romantic principle of closing in the criticism and the poetry fields, or in other words, absorbing the critical reflection inside the work of art.

Autor(a)
Manuella Miki Souza Araujo
Ano
2014

História e Poesia:

Resumo

"ESTE TRABALHO CONSISTE EM INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM POÉTICA E CONTEXTO EM A ROSA DO POVO, COLETÂNEA DE POEMAS ESCRITOS POR CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ENTRE 1943 E 1945. ENTRE OS 55 POEMAS DA COLETÂNEA, HÁ REFERÊNCIAS, NÃO APENAS SEMÂNTICAS, AO ESTADO NOVO, À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, AO NAZI-FASCISMO E À ORGANIZAÇÃO PROBLEMÁTICA DO UNIVERSO URBANO-INDUSTRIAL, SEMPRE DUMA PERSPECTIVA QUE TOMA PARTIDO DA RESISTÊNCIA, SEGUNDO A ÓTICA DO INDIVÍDUO LÍRICO. CARACTERIZADA POR UMA PLURALIDADE TEMÁTICO-FORMAL IRREDUTÍVEL A ESQUEMAS ESTRUTURAIS, A COLETÂNEA ENCONTRA A SUA COESÃO NA ESPECIFICIDADE DO LIRISMO DRUMMONDIANO. AO INVESTIGARMOS ASPECTOS TEXTUAIS DESSE LIRISMO, PROCURAMOS COMPREENDER OS ELEMENTOS DE MEDIAÇÃO ENTRE OS PLANOS DA FORMA E DO SIGNIFICADO."

Abstract

"THIS TEXT RESEARCHS RELATIONSHIPS BETWEEN POETIC SPEECH AND CONTEXT IN A ROSA DO POVO (1943-1945). THE POEMS ON THE BOOK REFER TO ESTADO NOVO, SECOND WORLD WAR, NAZI-FASCISM AND THE PROBLEMATIC URBAN-INDUSTRIAL UNIVERSE, UNDER THE PERSPECTIVE OF RESISTENCE AND FROM THE LYRIC PERSON POINT OF VIEW, APPLYING SEMANTIC AND OTHERS MEANS. THE BOOK CHARACTERISTIC IS A SPECIFIC LYRISM, THAT CANNOT TO BE REDUCED TO STRUCTURAL MINDS. WE HERE ATTEMP, NOT TO FORM, OR MEANS ONLY, BUT RELATIONSHIPA FEATURES BEETWEEN."

Subtítulo
Texto e contexto em a rosa do povo (1943-1945), de Carlos Drummond de Andrade
Autor(a)
Fernando Braga Franco Talarico
Ano
2009

Fachada, Sinuca e Afasia

Resumo

O ESTUDO ANALISA A REPRESENTAÇÃO FICCIONAL DA CIDADE DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX EM TRÊS MOMENTOS HISTÓRICOS DISTINTOS, A PARTIR DE UMA ANÁLISE QUE SE DETÉM EM TRÊS OBRAS LITERÁRIAS ESPECÍFICAS: BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA (1927), DE ALCÂNTARA MACHADO; MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO (1963), DE JOÃO ANTÔNIO; E 100 HISTÓRIAS COLHIDAS NA RUA (1996), DE FERNANDO BONASSI. POR MEIO DE LEITURAS QUE PROCURAM COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E SOCIEDADE, NUMA VISADA CRÍTICA TRIBUTÁRIA DOS ESCRITOS DE ANTONIO CANDIDO, ESTE TRABALHO PRETENDE AVERIGUAR AS MUDANÇAS PELAS QUAIS PASSOU A CIDADE AO LONGO DO SÉCULO XX VERIFICANDO AS SOLUÇÕES FORMAIS QUE TRÊS DE SEUS PRINCIPAIS ESCRITORES DE FICÇÃO ADOTARAM PARA RESPONDER A ESSAS TRANSFORMAÇÕES.

Abstract

THIS DISSERTATION ANALYZES THE FICTIONAL DESCRIPTION OF THE CITY OF SÃO PAULO IN THREE PARTICULAR MOMENTS OF THE 20TH CENTURY THROUGH THE EXAMINATION OF THREE SPECIFIC WORKS OF FICTION: BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA (1927), BY ALCÂNTARA MACHADO; MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO(1963), BY JOÃO ANTÔNIO; AND 100 HISTÓRIAS COLHIDAS NA RUA (1996), BY FERNANDO BONASSI. IN A CRITICAL VIEW BASED ON ANTONIO CANDIDO’S THEORETICAL WORKS, THESE INTERPRETATIONS DISCUSS HOW THE DIFFERENT LITERARY FORMS FOUND BY THE AUTHORS TO PORTRAY THE CITY IN FICTION CONTRIBUTE TO THE UNDERSTANDING OF THE SOCIAL AND URBAN CHANGES OF SÃO PAULO DURING THE LAST CENTURY.

Subtítulo
Alcântara Machado, João Antônio e Fernando Bonassi. São Paulo, ficção no século xx
Autor(a)
Bruno Gonçalves Zeni
Ano
2009