Faculdades Femininas e Saberes Rurais

Subtítulo
Uma etnografia sobre gênero e sociabilidade no interior de Goiás
Autor(a)
Silvana de Souza Nascimento
Orientador(a)
Prof. José Guilherme Cantor Magnani
Ano
2008
Resumo

"ESTA TESE TEM COMO PROPÓSITO ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E REDES DE SOCIABILIDADE NUMA REGIÃO DE PECUÁRIA LEITEIRA, NO SUDOESTE DE GOIÁS. TRATA-SE DE UMA ETNOGRAFIA QUE PROCURA COMPREENDER UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL RURAL QUE, DE UM LADO, ESTÁ BASEADO NO CASAMENTO, NA DIVISÃO DO TRABALHO E NA IDÉIA DE COMPLEMENTARIDADE ENTRE OS SEXOS E, DE OUTRO, EM REDES DE SOCIABILIDADE QUE PRIVILEGIAM RELAÇÕES ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO. ESSAS REDES, QUE SE FORMAM DURANTE OS ENCONTROS COLETIVOS, DESDE OS TRABALHOS DE AJUDA MÚTUA ATÉ AS FESTAS,REZAS E RODEIOS, POSSIBILITAM A TRANSMISSÃO DE SABERES E PRÁTICAS DISTINTOS PARA HOMENS E MULHERES, QUE TÊM SE DESDOBRADO PARA FORA DO ESPAÇO CONHECIDO DA VIZINHANÇA. ATUALMENTE, POR PARTE DAS MULHERES, HÁ UM MOVIMENTO DE RETORNO À ESCOLA E DE INSERÇÃO NA UNIVERSIDADE. O AUMENTO DA ESCOLARIDADE FEMININA, NUM CONTEXTO RURAL, TEM REARTICULADO AS RELAÇÕES NÃO SOMENTE ENTRE HOMENS E MULHERES DENTRO DAS FAMÍLIAS, MAS TAMBÉM AS PRÓPRIAS REDES DE SOCIABILIDADE E DE PARENTESCO."

Abstract

"THIS THESIS HAS THE PURPOSE OF ANALYSING GENDER AND SOCIABILITY NETWORKS IN A CATTLE BREEDING REGION IN THE SOUTH-WEST OF GOIÁS. THAT IS AN ETHNOGRAPHIC STUDY WHICH INTENDS TO UNDERSTAND A MODEL OF RURAL SOCIAL ORGANIZATION WHICH IS BASED ON MARRIAGE, THE DIVISION OF WORK AND THE IDEA OF COMPLEMENTARITY OF THE SEXES ON ONE SIDE AND SOCIABILITY NETWORKS WHICH PRIVILEGE RELATIONS BETWEEN PEOPLE OF THE SAME SEX ON THE OTHER. THESE NETWORKS, WHICH ARE FORMED DURING COLECTIVE MEETINGS, FROM WORK AND MUTUAL HELP TO PARTIES, PRAYERS AND RODEOS, MAKE POSSIBLE THE TRANSMISSION OF KNOWLEDGES AND PRACTICES WHICH ARE DIFFERENT FOR MEN AND WOMEN, WHICH HAVE GONE BEYOND THE KNOWN TERRITORY OF THE NEIGHBORHOOD. CURRENTLY, SOME OF THE WOMEN HAVE BEEN ENGAGED IN A MOVEMENT INTENDING TO RETURN TO SCHOOL AND SEEK INSERTION IN THE UNIVERSITY. THE IMPROVEMENT IN FEMALE SCHOOLING HAS BEEN REARTICULATING THE RELATIONS NOT ONLY BETWEEN MEN AND WOMEN INTHE FAMILIES, BUT ALSO THE SOCIABILITY AND KINSHIP NETWORKS THEMSELVES."