Os Bakongo de Angola:

Subtítulo
Religião, política e parentesco num bairro de Luanda
Autor(a)
Luena Nascimento Nunes Pereira
Ano
2009
Resumo

"ESTA TESE DISCUTE AS RELAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E PARENTESCO ENTRE OS BAKONGO. OS BAKONGO SÃO UM DOS GRUPOS ETNO-LINGÜÍSTICOS DE ANGOLA, ORIGINALMENTE SITUADOS NO NORTE DO PAÍS, MAS TAMBÉM PRESENTES NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO E NA REPÚBLICA DO CONGO, NA ÁFRICA CENTRAL. O GRUPO ESTUDADO FORMA UMA PARTE IMPORTANTE DESTE CONTINGENTE QUE VIVE NA CAPITAL DE ANGOLA, LUANDA. UM DOS BAIRROS PERIFÉRICOS DA CIDADE FOI ESCOLHIDO COMO PONTO PRIVILEGIADO DE OBSERVAÇÃO. PROCURA-SE EXPLORAR AS FORMAS ESPECÍFICAS PELAS QUAIS ESTE GRUPO REORGANIZA-SE INTERNAMENTE, CONSIDERANDO SUAS CLIVAGENS E DIFERENÇAS INTERNAS, NUMA RESPOSTA ESTRUTURADA A PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO. AO MESMO TEMPO, ESTA REARTICULAÇÃO INTERNA PERMITE EXPRESSAR A REIVINDICAÇÃO DE UM ESPAÇO MAIS INCLUSIVO NA SOCIEDADE MAIS AMPLA DE LUANDA E DE ANGOLA. A TESE PROCURA DEMONSTRAR COMO E PORQUE A RELIGIÃO VEM SENDO A PRINCIPAL INSTITUIÇÃO MEDIADORA QUE INTEGRA DIFERENTES INSTÂNCIAS – RECOMPOSIÇÃO DE REDES DE SOCIABILIDADE, VEICULAÇÃO DE IDENTIDADES ÉTNICA E NACIONAL – DANDO SENTIDO TANTO ÀS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS COMO AOS PROCESSOS DE CONTINUIDADE. A PARTIR DE CONCEPÇÕES PRÓPRIAS DOS BAKONGO EM LUANDA SOBRE FAMÍLIA, PODER E SAGRADO, TENTA-SE REDISCUTIR TAMBÉM DEFINIÇÕES DE PARENTESCO, POLÍTICA E RELIGIÃO."

 

Abstract

"THIS DISSERTATION DISCUSSES THE RELATIONSHIP BETWEEN RELIGION AND KINSHIP AMONG THE BAKONGO. THE BAKONGO ARE ONE OF ANGOLA’S ETHNIC-LINGUISTIC GROUPS, LIVING ORIGINALLY IN THE COUNTRY’S NORTHERN SECTION AND ALSO IN THE DEMOCRATIC REPUBLIC OF CONGO AND IN THE REPUBLIC OF CONGO, IN CENTRAL AFRICA. THE WORK FOCUSES A SIGNIFICANT PART OF THIS GROUP THAT LIVES IN THE CAPITAL OF ANGOLA, LUANDA. ONE NEIGHBORHOOD IN THE CITY’S PERIPHERY WAS CHOSEN AS THE PRIVILEGED SITE FOR OBSERVATION. THE WORK EXPLORES THE SPECIFIC WAYS IN WHICH THIS GROUP REORGANIZES ITSELF IN A STRUCTURED RESPONSE TO PROCESSES OF TRANSFORMATION, CONSIDERING ITS INTERNAL CLEAVAGES AND DIFFERENCES. THIS INTERNAL REARTICULATION IS ALSO THE CONDITION FOR EXPRESSING CLAIMS FOR FURTHER INCLUSION IN THE WIDER LUANDAN AND ANGOLAN SOCIETY. THE DISSERTATION SHOWS HOW AND WHY RELIGION HAS BECOME THE MAIN MEDIATING INSTITUTION THAT INTEGRATES VARIOUS INSTANCES SUCH AS THE RE-COMPOSITION OF NETWORKS OF SOCIABILITY AND THE EXPRESSION OF ETHNIC AND NATIONAL IDENTITIES, GIVING MEANING TO BOTH TRANSFORMATION AND CONTINUITY. ANALYZING THE SPECIFIC CONCEPTIONS OF THE BAKONGO OF LUANDA REGARDING FAMILY, POWER AND THE SACRED, THE WORK ALSO DISCUSSES DEFINITIONS OF KINSHIP, POLITICS AND RELIGION."