Jóias Novas de Prata Antiga

Subtítulo
Artifício e versatilidade na poesia de Rubén Darío
Autor(a)
André Fiorussi
Ano
2010
Resumo

ATENTA A CATEGORIAS POÉTICAS EM USO NO FIM DO SÉCULO XIX, ESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ESTUDA ALGUMAS DAS ESCOLHAS EFETUADAS PELO POETA NICARAGÜENSE RUBÉN DARÍO (1867-1916) NA BUSCA DE SATISFAZER E, AO MESMO TEMPO, ALARGAR AS EXIGÊNCIAS DIVERSAS DE SEUS LEITORES CONTEMPORÂNEOS. IDENTIFICAM-SE O ARTIFÍCIO E A VERSATILIDADE COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PELOS QUAIS O POETA OBTEVE O APREÇO DE SEU PÚBLICO. O CAPÍTULO I EXPÕE BREVEMENTE O ESTADO ATUAL DA RECEPÇÃO À POESIA DE DARÍO PARA, ENTÃO, INVESTIGAR AS ORIGENS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DE SUA AUTORIDADE POÉTICA, OCUPANDO-SE SOBRETUDO DE ALGUMAS QUESTÕES QUE NORTEARAM A SUA PRIMEIRA RECEPÇÃO TANTO NA AMÉRICA COMO NA EUROPA. NO CAPÍTULO II, ESTUDAM-SE DUAS CATEGORIAS RELEVANTES PARA UMA COMPREENSÃO HISTÓRICA DESSA POESIA: ELEGÂNCIA (PRECEITO REPRESENTATIVO ADEQUADO À INSERÇÃO DA POESIA NAS PRÁTICAS CULTAS E ULTRACIVILIZADAS DO FIM DO SÉCULO XIX) E HARMONIA (ELEMENTO DE ESTILO QUE OPERAVA NÃO SÓ NO NÍVEL FÔNICO, NA BELEZA SONORA, COMO TAMBÉM NA SINTAXE, NA METÁFORA, NA MÉTRICA, NA VERSIFICAÇÃO, NA ESCOLHA DOS TEMAS E ASSUNTOS ETC.). NO CAPÍTULO III, A ANÁLISE DE POEMAS SELECIONADOS PROCURA DEMONSTRAR A PERTINÊNCIA DO RECORTE PROPOSTO PELA IDENTIFICAÇÃO DE USOS DA ELEGÂNCIA E DA HARMONIA EM TRÊS GÊNEROS DIVERSOS PRATICADOS POR DARÍO: O ELOGIO, A EPÍSTOLA EM VERSO E AS “VISÕES”, RELACIONADAS MAIS INTIMAMENTE COM A POÉTICA CHAMADA SIMBOLISTA. O CAPÍTULO IV ABORDA CRITICAMENTE A NOÇÃO DE MUSICALIDADE, BUSCANDO AMPLIÁ-LA PARA EXPLICAR UMA SÉRIE DE PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS PELAS QUAIS SE PODERÃO DIFERENCIAR COM MAIS CLAREZA AS ESCOLHAS AUTORAIS E OS ELEMENTOS COMUNS ÀS POÉTICAS VIGENTES EM SEU TEMPO.

Abstract

TAKING INTO ACCOUNT THE POETICAL CATEGORIES IN USE AT THE END OF THE 19TH CENTURY, THIS DISSERTATION EXAMINES SOME OF THE OPTIONS CHOSEN AND WORKED BY THE NICARAGUAN POET RUBÉN DARÍO (1867-1916) IN ORDER TO SATISFY AND, AT THE SAME TIME, EXPAND THE DIVERSE DEMANDS OF HIS CONTEMPORARY READERS. WE HAVE CENTERED UPON ARTIFICE AND VERSATILITY AS KEY ELEMENTS BY WHICH THE POET MANAGED TO RECEIVE HIS PUBLIC’S APPLAUSE. CHAPTER I BEGINS WITH THE CURRENT STATE OF THE RECEPTION OF DARÍO’S POETRY IN ORDER TO INVESTIGATE THE ORIGINS OF THE PROCESS OF A HISTORICAL CONSTITUTION OF HIS POETICAL AUTHORITY, FOCUSING MAINLY ON CERTAIN ISSUES WHICH LAY ON THE BASE OF HIS FIRST RECEPTION IN AMERICA AS WELL AS IN EUROPE. IN CHAPTER II, WE HAVE STUDIED TWO RELEVANT CATEGORIES FOR A HISTORICAL COMPREHENSION OF THIS POETRY: ELEGANCE (A REPRESENTATIVE PRECEPT APPROPRIATE TO THE INSERTION OF POETRY INTO THE REFINED AND ULTRA-CIVILIZED PRACTICES OF THE LATE 1800S) AND HARMONY (AN ELEMENT OF STYLE WHICH OPERATED NOT ONLY FOR THE PHONIC LEVEL OF POETRY, FOR THE SONOROUS BEAUTY, BUT ALSO FOR SYNTAX, FOR METAPHOR, METRICS, VERSIFICATION, CHOICE OF THEMES AND SUBJECTS, ETC.). IN CHAPTER III, THE ANALYSIS OF SELECTED POEMS AIMS AT UNVEILING THE RELEVANCE OF OUR METHODOLOGY THROUGH IDENTIFYING THE USES OF ELEGANCE AND HARMONY IN THREE DIVERSE GENRES PRACTICED BY DARÍO: THE LAUDATORY, THE EPISTLES IN VERSE, AND THE “VISIONS”, RELATED MORE CLOSELY TO THE POETICS CALLED BY THE NAME OF “SYMBOLIST”. CHAPTER IV DEALS CRITICALLY WITH THE NOTION OF MUSICALITY, EXPANDING IT IN ORDER TO EXPLAIN A SERIES OF PROCEDURES AND TECHNIQUES THROUGH WHICH WE ARE ABLE TO DIFFERENTIATE MORE CLEARLY BETWEEN PERSONAL CHOICES AND THE ELEMENTS WHICH WERE COMMON TO THE POETICAL PRACTICES OF THE POET’S TIME.