Tem que ter categoria:

Enrico Spaggiari
Ano
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o ensino e aprendizado da prática futebolística para crianças e jovens de alguns bairros da Zona Leste de São Paulo. Acompanhei as aulas, treinos e jogos relacionados à escolinha do CDM Cidade Líder, como também as demais atividades praticadas naquele espaço, principalmente, as partidas de futebol de várzea aos finais de semana. A partir da observação das relações construídas entre os diversos atores (crianças, jovens, jogadores de várzea, pais e mães, olheiros, empresários e outros), pude identificar diferentes aspectos ligados ao ensino e aprendizado do futebol, que aparecem articulados na etnografia: trabalho, corpo, dom, peneiras, masculinidade, modelos pedagógicos, profissionalização etc. Se, por um lado, observava o processo de ensino e aprendizado do futebol entre os alunos, pais e professores, por outro, percebia que, concomitante ao ensino, trabalhava-se a idéia da formação de jovens jogadores. Tal questão me fez pensar em estender a pesquisa a novas espacialidades. Marcada, inicialmente, pela observação no bairro Cidade Líder, na Zona Leste paulistana, a pesquisa posteriormente ganhou uma amplitude de atores, experiências, trajetórias e situações, o que me fez atentar às redes de relações entre os diversos atores. Com este fim, tracei uma rede futebolística, entre outras tantas possíveis, que se inicia no bairro de Guaianases, também na Zona Leste, com o objetivo de investigar a diversidade de situações, atores e questões conectadas ao processo de formação de jovens jogadores de futebol. Assim, temas como peneiras, empresários, clientelismo, política municipal e futebol de várzea aparecem entrelaçados e mostram-se decisivos no processo de formação dos jogadores. Por meio desta rede, pesquisei atores e práticas que se encontram numa posição de invisibilidade quando observados somente por meio de classificações dicotômicas: jogo/esporte, amadorismo/profissionalismo e cotidiano/ritual. Trata-se, portanto, de um esforço de investigação de algumas das inúmeras mudanças estruturais do universo futebolístico, tanto no plano profissional, quanto nas formas cotidianamente ativadas nos espaços urbanos.

Abstract

This study aimed to investigate the main teaching and learning of football practices for children and young people in some districts of the East Zone of São Paulo. I followed the instruction, drills and games related to the CDM Cidade Líder football school, as well as other activities conducted in that area, especially the amateur football games in the weekends. From the observation of the relationships built between the various actors (children, young people, amateur players, parents and mothers, scouts, agents and others), I could identify different aspects of teaching and learning of football, which appear in the pleadings ethnography: working, body, Dom, screens, masculinity, pedagogical models, professionalism etc. If, on the one hand, I watched the process of teaching and learning football between students, parents and teachers, on the other hand, I understood that, concurrent to education, the idea of training young players was also developed. This question made me think of extending the search to a new space. Marked, initially, for observation in the Cidade Líder district in East Sao Paulo, the search later won a range of actors, experiences, histories and situations, which made me look at the networks of relationships between different actors. To this end, a specific football network was plotted, among many others that are possible, which begins in the neighborhood of Guaianases, also in the East, aiming to investigate the diversity of situations, actors and issues connected to the process of training young football players. Thus, issues such as sieves, business, patronage, local politics and amateur football appear interwoven and are crucial in the training of players. Through this network, I researched actors and practices that are in a position of invisibility when seen only by means of dichotomous classifications: game/sport, amateurism/professionalism and everyday/ritual. It is therefore an effort to research some of the many structural changes in world of football, in the professional and in the everyday forms that turn up in urban spaces.