Linguística

As representações dos japoneses nos textos modernistas brasileiros

Resumo

As representações dos japoneses nos textos modernistas brasileiros: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Juó Bananére tem como objetivo estudar textos escritos por brasileiros que tomam o Japão por tema e textos produzidos por japoneses e nipo-brasileiros que escrevem sobre sua experiência individual e coletiva com o Brasil, principalmente textos de memória autobiográfica e coletiva que contemplam os pontos de vista da sua adaptação ao presente brasileiro. Prevê, entre outros procedimentos, especificar os modos japoneses de definir categorias como escrita, ficção, arte, tempo, sociedade, pessoa, memória, família, hierarquia, trabalho, sexualidade, moral, honra, obediência etc., considerando as diferentes formas culturais como homens e mulheres de origem japonesa – com os valores herdados e fortemente formalizados do shinto, do budismo, da família e da honra – definiram e orientaram o sentido da experiência no presente brasileiro de sua adaptação a uma cultura constituída por outras tradições, como a religião católica, a miscigenação racial e cultural, a moral patriarcal, a língua portuguesa etc.

Abstract

The representation of the Japanese in Brazilian modernist texts: Mário de Andrade, Oswald de Andrade and Juó Bananére aims at studying texts written by Brazilian authors that have Japan as a theme and texts written by Japanese and Japanese-Brazilians about their individual and collective experiences with Brazil, mainly individual and collective autobiographical texts that show viewpoints related to their adaptation to the Brazilian environment. This thesis intends to, among other procedures, specify the Japanese ways of defining categories such as writing, fiction, art, time, society, person, memory, family, hierarchy, work, morality, honor, obedience etc., taking into account the different cultural manners in which men and women of Japanese ethnicity - with inherited values of shinto, Buddhism, family and honor, and strongly shaped by these - defined and directed the meaning of their experience in Brazil at the time of their adaptation to a culture built on other traditions such as Catholicism, cultural and racial mixture, patriarchal morality, the Portuguese language etc.

Subtítulo
Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Juó Bananére
Autor(a)
Shirlei Lica Ichisato Hashimoto
Orientador(a)
Prof. Dr. João Adolfo Hansen
Área
Ano
2012

O discurso da memória

Resumo

Com base na teoria semiótica greimasiana e em seus desdobramentos na gramática tensiva, são analisados diferentes gêneros autobiográficos produzidos no Brasil, como a autobiografia literária em prosa, os poemas de caráter autobiográfico e os memoriais acadêmicos. Um dos objetivos deste trabalho é examinar a construção desses gêneros em relação com as esferas da comunicação de que participam: a esfera literária e a esfera acadêmica. Além disso, são analisadas as formas de adesão do enunciatário aos discursos, uma vez que, em cada gênero e mesmo em cada texto, o enunciador, ao apresentar retrospectivamente a sua vida, regulamenta de forma singular a entrada de grandezas no campo de presença do enunciatário. A análise do corpus permite propor duas formas discursivas de memória como categoria analítica dos discursos autobiográficos: a memória do acontecido e a memória-acontecimento. Mais da ordem do inteligível, a primeira manipula o enunciatário por meio de estratégias que privilegiam a legibilidade do texto, enquanto a segunda promove uma experiência, predominantemente, sensível. Os diversos gêneros que compõem o corpus desta pesquisa tendem a favorecer uma combinação específica entre essas duas formas da memória. Isso possibilita que eles sejam organizados num gradiente, que tem num dos extremos os memoriais acadêmicos e, no outro, os poemas de caráter autobiográfico. As autobiografias literárias em prosa se encontram entre as duas pontas, ora tendendo para um, ora para outro extremo.
 

Abstract

Based on the French Semiotics theory and its segments in the tensive Grammar, this study analyses different sorts of autobiographical genres written in Brazil, such as the literary autobiographies in prose, autobiographical poems and academic autobiographies. One of the aims of this study is to examine the building up process of these genres and how they relate with the communication spheres they participate in: the literary sphere and the academic sphere. Moreover, as the enunciator uniquely regulates the introduction of objects in the enunciatee’s presence field while recollecting past moments of his life, this study also analyses the different ways how the enunciatee adheres to the discourses in each genre and even in each text. The analysis of the corpus allows this study to propose two discursive types of memory as an analytical category: the memory of past event and the event memory. Being more intelligible, the former captures the enunciatee through strategies which highlight the legibility of the text, whereas the latter promotes an essentially sensitive experience. The different genres which compose the corpus of this research contribute to a particular combination between these two types of memory. Such combination leads to the organization of the autobiographical genres in a gradient which presents the academic autobiographies at one end and the autobiographical poems at the other. The literary autobiographies in prose lie between both ends, tending alternatively to one or another end.

Subtítulo
Entre o sensível e o inteligível
Autor(a)
Mariana Luz Pessoa de Barros
Área
Ano
2012

O licenciamento do sujeito nulo em orações subjuntivas no português brasileiro

Resumo

Dentro dos estudos gerativos, é de consenso geral que o português brasileiro (PB) não se conforma à descrição de línguas conhecidas como tipicamente pro-drop, (Figueiredo Silva 1996, Kato 1999, Kato e Negrão 2000, entre outros). Ferreira (2000, 2009), Rodrigues (2004) argumentam que o sujeito nulo referencial do PB é uma cópia apagada resultante do movimento de um sintagma que originalmente ocupava esta posição, nos termos da Teoria de Controle por Movimento (Hornstein (2001)), e por isso o sujeito nulo mostra os diagnósticos de controle obrigatório (CO). Essa dissertação tem como objetivo principal investigar as restrições ao licenciamento e interpretação do sujeito nulo em orações subjuntivas do português brasileiro. Ao analisar o contraste no licenciamento de sujeito nulo em complementos subjuntivos do PB, tratamos também de contextos que apresentam obviação pronominal, típica de complementos subjuntivos nas línguas românicas (e eslavas).

A presente dissertação identifica e discute três tipos distintos de complementos subjuntivos, que se agrupam da seguinte forma: os Subjuntivos-L(ivres) e Subjuntivo-A(dverbiais), que permitem sujeitos nulos de CO, mas não impõem obviação a um pronome aberto; eles se mostram independentes quanto à oração matriz e se comportam como indicativos nos aspectos relevantes testados. Os Subjuntivos-R(estritos) mostram propriedades opostas, já que esse contexto impõe obviação e é exclusivo em não licenciar CO no PB; os Subjuntivos-R mostram dependência quanto à oração matriz e se comportam como infinitivos nos aspectos relevantes.

Para dar conta dos contrastes, adotamos a reinterpretação dos princípios A e B em termos de economia derivacional (Hornstein 2001, 2007), em que a possibilidade de uma derivação utilizar apenas movimento bloqueia, na mesma estrutura sintática, o uso de pronomes ligado. É então proposto que subjuntivos-R competem com complementos infinitivos, por serem domínios temporais defectivos. A obviação pronominal e a ausência de CO em Subjuntivos-R é uma consequência direta dessa competição. No quadro do Programa Minimalista (Chomsky 1995, 2001, 2008), nós propomos que esses complementos não apresentam traço sintático de Tempo valorado e precisam concordar com a oração matriz para receber o valor de tempo adequado. Isso explica o comportamento temporal defectivo desse domínio, bem como suas propriedades de fase fraca (Chomsky 2001, 2008). A possibilidade de movimento do sujeito depende da numeração inicial de cada derivação, que leva a diferentes resultados: quando há um DP para sujeito na numeração, o sujeito DP não recebe Caso e se move para oração matriz, gerando uma estrutura de CO com morfologia default de infinitivo. A valoração de Tempo se dá no componente coberto. Já quando há mais de um DP para as posições de sujeito, C –T da oração subordinada deve ser valorado no componente sintático, como mecanismo mais custoso para salvar a derivação. Assim, haverá a atribuição de Caso para o sujeito encaixado e a morfologia de subjuntivo como resultado. Essa dissertação discute vantagens de se adotar essa análise para os efeitos de obviação, bem como evidências adicionais de que ela pode estar no caminho correto.

Abstract

Within the Generative framework, it is a consensus that Brazilian Portuguese (BP) does not conform to the description of typical pro-drop languages (Figueiredo Silva 1996, Kato 1999, Kato and Negrão 2000, among others).  Based on Hornstein’s (2001) Movement Theory of Control, referential null subjects in BP have been analyzed as traces (deleted copies) of A-movement (Ferreira 2000, 2009, Rodrigues 2004) and therefore they show all the diagnoses of obligatory control (OC). This thesis aims to investigate the restrictions on the licensing and interpretation of null subjects in subjunctive clauses in BP. By examining the contrast on the licensing of null subjects in subjunctive complements of PB, we also dealt with pronominal obviation effects, typical of subjunctive complements of volitional predicates in BP (and many other Romance and Slavic languages). In this thesis, we will propose that Tense defectiveness is responsible for both obviation and lack of OC in certain Subjunctive clauses.

This thesis discusses three distinct types of subjunctive complements, which are grouped as follows: the Free-Subjunctives and Adverb-Subjunctives, which allow OC null subjects, but do not impose obviation to an overt pronoun. They show syntactic independence with respect to the main clause and behave as indicatives in all relevant aspects. In contrast, the Restricted-Subjunctives show exactly the opposite pattern:  this context is exceptional in not licensing OC in BP and triggers obviation effects. Additionally, Restricted-Subjunctives are dependent on the main clause and behave as infinitives in all the aspects tested here.

Here I follow Hornstein’s (2007, 2010) approach to Principle A and B. In his terms, pronouns and reflexives are by-products of grammatical operations and are semantically inert. Movement is more economical than pronominalization and so trumps the application of the latter where Move suffices for convergence. More generally, just as Merge is cheaper than Move, so Move (and Reflexivization, in the guise of Move) is cheaper than Construe (in the guise of Pronominalziation).  In this perspective, obviation is a consequence of economy of derivations. We argue that BP facts provide empirical evidence for the idea that obviative subjunctives are underlying infinitives, for they derivationally compete.

Assuming Minimalist Program framework (Chomsky 1995, 2001, 2008), we propose that such complements do not have a syntactic Tense feature valued and must agree with the matrix clause, which explains their temporal defectiveness, and their weak Phase behavior (Chomsky 2001, 2008). The unvalued embedded C-T in the relevant step of the derivation is not allowed to Case mark its subject, being a defective probe (Chomsky 2001), which allows the DP to move to the matrix clause for Case requirements. Thus, the movement alternative is the only convergent result starting from a numeration with a single DP for the subject positions and it surfaces as an infinitive. The same considerations apply to derivations with two distinct DPs for  subject positions, the only difference being that after getting valued by the matrix clause in the syntactic component, the embedded C-T can value the Case of its subject, which leads to a nominative embedded subject and subjunctive morphology on the verb. The thesis discusses some advantages on adopting this analysis to obviation effects in Romance.

Subtítulo
Contribuições para a Teoria de Controle por Movimento
Autor(a)
Maria Carolina Petersen
Área
Ano
2012

Uma análise semântica para verbos aspectuais em português brasileiro

Resumo

Esta tese investiga a contribuição semântica dos verbos aspectuais acabar, começar, continuar, deixar, parar, passar, voltar terminar em português brasileiro. O objetivo geral é contribuir para a análise sobre aspecto e sobre verbos aspectuais em PB e nas línguas naturais em geral, utilizando a Semântica Formal como modelo de análise. Este trabalho defende que os verbos aspectuais são modificadores de eventualidades e por isso contribuem para a expressão do aspecto lexical (Aktionsart), seguindo trabalhos anteriores, como os de Oliveira et al. (2001) e de Laca (2002; 2004; 2005). Ele assume que os verbos aqui estudados se comportam de forma diferente dos verbos de aspecto gramatical como estar ir, tendo inclusive uma posição diferente na estrutura sintática. Como os verbos aspectuais se relacionam com o aspecto lexical, este trabalho também investiga as propriedades do aspecto lexical presentes no predicado selecionado por um verbo aspectual. Para a seleção dos verbos aspectuais, as propriedades relevantes se encontram no nível do sintagma verbal (VP) e são dadas composicionalmente. Por isso, constituintes como o objeto direto podem alterá-las, permitindo (ou restringindo) a seleção do VP em questão por parte do verbo aspectual. A tese aqui defendida é a de que cada verbo aspectual seleciona seus complementos a partir de propriedades específicas presentes no VP e que estão ligadas à semântica do verbo aspectual em questão. Dessa forma, esta pesquisa defende que as restrições de seleção de cada verbo aspectual podem ser acessadas na entrada lexical do verbo aspectual, sendo possível explicar a seleção de complementos feita por esses verbos. Além disso, defendemos a tese de que a entrada lexical pode apresentar a diferença entre verbos como começar e passar, nas perífrases começar a+infinitivo e passar a +infinitivo, por exemplo. 

Abstract

This thesis investigates the semantic contribution of the following aspectual verbs: começar ‘begin’, continuar ‘continue’, deixar ‘quit’, parar ‘stop’, passar ‘pass’, voltar ‘resume’, and acabar/terminar ‘finish’, in Brazilian Portuguese (BrP). The main goal is to contribute to the discussion about aspect and aspectual verbs in BrP and in natural languages in general, within a Formal Semantics approach. This work treats aspectual verbs as eventuality modifiers, and, consequently, it defends that they contribute to express lexical aspect (Aktionsart) – or situation aspect (Smith 1997) – in accordance with previous works such as Oliveira et al. (2001) and Laca (2002; 2004; 2005). This thesis also proposes that these verbs under discussion behave differently from verbs which contribute to express grammatical aspect ­– or viewpoint aspect (Smith 1997) – such as estar ‘be’, in the progressive aspect, and ir ‘go’, in the prospective aspect, also assuming that they have different positions in the syntactic structure. Since aspectual verbs are related to lexical aspect, the present research also analyzes lexical aspect features in the predicate which is selected for these verbs. Relevant features for this selection are located in the verbal phrase level (VP) and are given compositionally. Thus, phrases such as the direct object are able to change them, allowing (or not) that an aspectual verb select this VP. This work defends the hypothesis that each aspectual verb selects their complements based on specific features found in the VP, and that these features are linked to the semantics of this aspectual verb. Then, this research defends the idea that the selection constraints of each aspectual verb can be observed in its lexical entry, which explains the selection made by these verbs. Furthermore, we defend the idea that we can verify differences between semantically similar verbs like começar and passar, in their periphrastic construction, from differences found in their lexical entries.

Autor(a)
Roberlei Alves Bertucci
Área
Ano
2012

Os ritmos de Catatau

Resumo

A teoria semiótica de linha francesa, em seu início, tinha como preocupação maior as questões do inteligível, quando Greimas propôs um percurso gerativo do sentido capaz de dar conta dos diversos sistemas de significação. Entretanto, com o passar do tempo, as questões da ordem do sensível e do afeto se colocaram como um desafio para os analistas e pediram espaço na teoria trazendo textos em que a narrativa não era central. Claude Zilberberg, em especial, é um dos autores que caminha na direção de propor a primazia do sensível em relação ao inteligível com os recursos do que veio a se chamar semiótica tensiva. Acompanhando o movimento feito tanto pela teoria quanto pela literatura, nossa dissertação tem como objeto um romance experimental, Catatau, de Paulo Leminski, que se apresenta como uma obra de difícil acesso devido à sua pouca linearidade narrativa. Nosso intuito é abordar a obra pelo viés da teoria tensiva tentando apontar caminhos possíveis de leitura a partir de estratégias e procedimentos recorrentes no texto. Assim como Zilberberg encontra no modelo saussuriano da silabação um sistema rítmico passível de ser expandido a todos os domínios semióticos, podemos encontrar em um romance como o Catatau células ou elementos que se repetem em determinados intervalos criando uma lei, uma orientação, enfim, um ritmo. É curioso notar, no entanto, que no caso da obra analisada, tal ritmo se mostra mais como um desorganizador da linguagem que como um organizador. Queremos com isso dizer que é a alternância da célula rítmica que provoca no leitor o efeito ininteligibilidade. Evidentemente que há diversos outros recursos, principalmente de nível discursivo, que também reforçam esse efeito, como mostramos ao longo do trabalho. Enxergamos então o romance de Leminski menos como uma narrativa diluída que como o produto de uma vivência, sendo que tal vivência só é possível por meio de um sujeito sensível, afetado pelo que está à sua volta. É nessa linha de abordagem que encontramos os meios para explicitar a construção do sentido do texto, objetivo por excelência da teoria semiótica.

Abstract

In its beginnings, the French semiotic theory had as its major concern the issues of the intelligible, when Greimas proposed a generative path of meaning capable to comprise many systems of meaning. In the course of time, though, the analysts were defied by issues related to sensibility and affection, which claimed for a place in theory, through texts in which narrative was not central. Claude Zilberberg, in particular, is one of the authors who defends the primacy of the sensibility over intelligibility through the features of which came to be called tensive semiotics. Following this movement both through theory and literature, this dissertation chooses as its subject an experimental novel, Paulo Leminski’s Catatau, almost considered an unintelligible work due to its non-linear narrative patterns. We aim to approach this novel through the tensive semiotics theory, proposing some ways for its reading based on the text’s iterant strategies and procedures. As Zilberberg finds in Saussure’s syllabic model a rhythmic system which can be expanded to all semiotic domains, we can find in a novel like Catatau cells or elements which repeat in certain intervals, creating a rule, an orientation, a rhythm at least. In Catatau, this rhythm seems much more to disorganize than to organize the language. It means that it’s the rhythmic cell interchange that leads the reader to that effect of unintelligibility. Of course that there are more features that reinforce this effect within the novel, as we show along our work. That means that we see Leminski’s novel less as a diluted narrative and more as the offspring of some experience only made possible if built upon some person’s sensibility, affected by his/her surroundings. On this specific approach we find our means to make explicit the building of the text meaning, which is considered the semiotic theory main goal.

Subtítulo
Abordagem tensiva do romance de Paulo Leminski
Autor(a)
Bruna Paola Zerbinatti
Área
Ano
2012

Democracia, cidadania e produção de um espaço público democrático em tempos de globalização:

Resumo

O presente trabalho situa-se no âmbito dos significados de práticas discursivas inscritas em discursos institucionais sobre o movimento grevista dos trabalhadores em educação no estado de Pernambuco, na “Nova República” (1987 a 1990). São analisadas as práticas discursivas de três atores sociais: o Governo Miguel Arraes, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e a Mídia. Estudou-se o processo pelo qual relações mais amplas de dominação política perpassam as práticas discursivas no âmbito institucional, procurando-se observar as características e as formas do intercurso social pelo qual o significado é realizado: as estratégias discursivas que as classes mobilizam na luta de classes para transformar seus projetos sociais em práticas discursivas socialmente relevantes para a viabilização desses projetos; como as práticas discursivas se formam e transformam no interior do interdiscurso; as posições de enunciação ocupadas pelos diferentes locutores nos discursos sobre o movimento grevista e a forma como tais posições determinam a constituição de práticas discursivas. Os corpora foram descritos e interpretados com base nos seguintes pressupostos teórico-metodológicos:  de uma análise quantiqualitativa (lexical, textual e discursiva); das idéias sobre dialogismo, interdiscurso e memória discursiva; do conceito de condições de produção na perspectiva de práticas discursivas e do processo de mudanças nas práticas políticas e econômicas na compressão de um tempo histórico no qual se situa a evolução do capitalismo e de espaços físicos e simbólicos através dos quais expressa e exercita seu poder;  da formação de classes enquanto um processo de capacitação para a luta pelos seus interesses. Foram identificados e descritos: as formas de representação da diferença e da alteridade bem como as posições enunciativas e os papéis ocupados por cada um dos atores sociais no espaço de interlocução dos discursos institucionais sobre a greve, na perspectiva de tempo e de espaço de uma memória discursiva; os campos discursivos político e econômico e os espaços da (re)produção, da cidadania e o histórico. Concluiu-se que:  as práticas discursivas do Sindicato, reivindicando o direito à participação na gestão governamental, ao contrário do Governo, politizaram o espaço de produção discursiva tanto do ponto de vista simbólico – pela ampliação da compreensão responsiva da cidadania – como prático – em direção a uma transformação das relações sociais políticas entre Estado e trabalhadores; a luta entre o movimento grevista e o Governo não resultou em conquistas econômicas mas favoreceu a capacitação organizativa e política dos trabalhadores; a relação estabelecida entre Governo-Sindicato não favoreceu a ampliação da democracia no sentido de possibilitar a participação dos trabalhadores na administração pública; a ação sindical não conseguiu mobilizar uma opinião pública favorável ao movimento grevista;  o papel da Mídia consistiu muito mais em articular um jogo de poder e de controle do espaço público midiático do que contribuir para a sua democratização; o espaço público de livre debate não se limita, necessariamente, ao espaço midiático: ele é um espaço fragmentado que dá lugar à existência  de diversos outros espaços públicos na vida social: profissional, associativa, sindical e popular.

Subtítulo
Práticas discursivas entre estado-sociedade no movimento grevista da educação em Pernambuco(1987-1990)
Autor(a)
Maria Cristina Hennes Sampaio
Resume

Ce travail a pour objet l’étude des significations de pratiques discursives inscrites dans des discours institutionnels à propos du mouvement gréviste des travailleurs de l’éducation dans l’Etat du Pernambouc, pendant la période de la “Nouvelle République” (1987 à 1990). Les pratiques discursives de trois acteurs sociaux sont analysées: le Gouvernement  de Miguel Arraes, le Syndicat des Travailleurs de l’Education du Pernambouc et les Médias. On a étudié le processus par lequel des relations plus vastes de domination politique accompagnent les pratiques discursives dans le cadre institutionnel, en cherchant à observer les caractéristiques et les formes de l’intercours social par lequel la signification est réalisée: les stratégies discursives que les classes mobilisent dans la lutte des classes pour transformer leurs projets sociaux en pratiques discursives socialement valables pour rendre ces projets viables; comment les pratiques se forment et se transforment à l’intérieur de l‘interdiscours; les positions d’énonciation occupées par les différents locuteurs dans les discours sur le mouvement gréviste et la forme par laquelle de telles positions déterminent la constitution de pratiques discursives. Les corpora ont été décrits et interprétés sur la base des présupposés théorico-méthodologiques suivants : une analyse quanti-qualitative (lexicale, textuelle et discursive); des idées sur le dialogisme, l’interdiscours et la mémoire discursive; des concepts de condition de production dans la perspective de pratiques discursives et du processus de changement dans les pratiques politiques et économiques, dans la compression d’un temps historique dans lequel se situe l’évolution du capitalisme, et d’espaces physiques et symboliques à travers lesquels son pouvoir s’exprime et s’exerce; de la formation de classes lors qu’un processus de capacité pour la lutte pour ses intérêts. Nous avons identifié et décrit: les formes de représentation de la différence et de l’altérité tout autant que les positions énonciatives et les rôles occupés par chacun des acteurs sociaux dans l’espace d’interlocution des discours institutionnels sur la grève dans la perspective de temps et d’espace d’une mémoire discursive; les champs discursifs politiques et économiques et les espaces de la (re)production, de la citoyenneté, et le champ historique. On conclut que: les pratiques discursives du Syndicat, revendiquant le droit à la participation dans la gestion gouvernementale, au l’inverse du Gouvernement, ont politisé l’espace de production discursive, tant du point de vue symbolique – par l’élargissement de la compréhension réponsive de la citoyenneté – que pratique – dans la direction d’une transformation des relations sociales politiques entre l’Etat et les travailleurs; la lutte entre le mouvement  gréviste et le Gouvernement n’a pas eu pour résultat des conquêtes économiques mais a favorisé la capacité organisatrice et politique des travailleurs; la relation établie entre Gouvernement et Syndicat n’a pas favorisé l’élargissement de la démocratie dans le sens de rendre possible la participation des travailleurs dans l’administration publique;  l’action syndicale n’a pas réussi à mobiliser une opinion publique favorable au mouvement gréviste; le rôle des Médias a consisté beaucoup plus à articuler un jeu de pouvoir et de contrôle de l’espace public médiatique que de contribuer à sa démocratisation; l’espace public de libre débat ne se limite pas nécessairement à l’espace médiatique: c’est un espace fragmenté qui donne lieu à l’existence de divers autres espaces publics dans la vie sociale, professionnelle, associative, syndicale et populaire.

Orientador(a)
Elisabeth Brait
Área
Ano
2008

A estrutura argumental dos verbos na língua Juruna (Yudja)

Resumo

Esta dissertação descreve e analisa os verbos da língua juruna (yudja) a partir de suas estruturas argumentais e consequências sintáticas. O objetivo é contribuir com um material para a escola indígena juruna assim como contribuir com os estudos teóricos da perspectiva gerativista de estudos sobre a linguagem. O texto é dividido em duas grandes partes (descrição e análise) sendo a primeira delas uma descrição de 302 verbos da língua. Nesta parte dividimos estes verbos em dezoito classes verbais a partir de critérios morfológicos, sintáticos e semânticos. Estes critérios foram estabelecidos a partir de características da língua, quais sejam estas: duplicação verbal, propriedades semânticas, afixos, causativização e propriedades das raízes - as quais associadas a verbalizadores formam os verbos. Nesta seção apresentamos quais são as construções e operações morfológicas que cada verbo descrito realiza (tais como: alternâncias de valência (por afixação e via alternância labile), duplicação e supleção verbal) e suas funções na língua. A segunda parte do texto denominada “análises” apresenta uma análise gerativa para os fatos da língua juruna. Para a questão da formação dos verbos, partimos da proposta de hale & keyser (1993; 2001) segundo a qual os verbos são formados de forma estrutural e hierárquica a partir de duas estruturas básicas (monádica e diádica) nucleadas por núcleos verbais (v1 e v2). Estas estruturas são utilizadas de forma paramétrica a partir de restrições das raízes verbais e seus traços sintáticos e semânticos. Considerando esta proposta teórica, argumentamos que os verbos da língua juruna são formados estruturalmente a partir de restrições dos traços que formam as raízes verbais, os quais também serão determinantes nos processos de atribuição e mudança de valência e voz assim como no processo de duplicação e supleção verbal. Após a análise referente à formação dos verbos apresentamos a formação de sentenças na língua juruna partindo do programa minimalista (chomsky 1995; 1998; 1999). Nesta seção apresentamos o processo de inserção de sujeitos (a partir de formas pronominais, demonstrativos e sintagmas nominais) em vp, discutimos os processos de concordância, analisamos a inserção de modo realis/ irrealis, bem como questões relacionadas a ordem sentencial, adjunção de advérbios e o paralelismo entre os planos nominal e verbal, a partir das questões associadas à cumulatividade e quantificação. O ponto central desta dissertação é, portanto, argumentar que todas as propriedades sintáticas da língua juruna decorrem essencialmente dos traços formadores de seus verbos. Desta forma, para a compreensão da sintaxe de uma língua é necessário compreender a estrutura argumental de seus verbos. 

Abstract

This dissertation describes and analyzes juruna (yudja) verbs based on argument structure and its syntactic consequences. We aim to offer to the juruna school useful material about verb classes and also to contribute to the advancement of language studies in the generativist framework. The dissertation is divided in two parts - description and analysis). The first is a description of 302 verbs in this language. In this part, we divided verbs in eighteen classes based on morphological, syntactic and semantic criteria established from phenomena present in juruna. These phenomena are: verb reduplication, semantic properties of roots and affixes, causativization and properties of roots that, associated to verbalizers, form verbs. We presented constructions and morphological operations that each verb described realize, for instance: valence alternation (by affixation or labile alternation), reduplication and suppletion and their functions in this language.  The second part of the dissertation - entitled “analysis” - presents a generativist account of some juruna facts described in the first part. To discuss verb formation we based ourselves on hale & keyser’s (1993; 2001) proposal that verbs are formed from two basic structures (monadic and dyadic) with verbal nuclei (v1 and v2) organized structurally and hierarchically. These structures are utilized parametrically, taking into consideration verbal root restrictions and syntactic and semantic traces. Supported by this theorical proposal, we argued that verbs in juruna are formed structurally based on restrictions of their root. These restrictions will also determine the process of attribution and change of valence and voice and the processes of verb duplication and suppletion in the language. After the analysis of verb formation, we present a hypothesis of sentence structure in juruna based on the minimalist program (chomsky 1995; 1998; 1999). In this section we discussed: 1) subject insertion (taking into consideration pronominal forms, demonstratives and nominal phrases) in vp; 2) agreement processes; 3) the insertion of mood realis/ irrealis; 4) sentential order; 5) adverbial adjunction and 6) the parallelism between nominal and verbal domains based on cumulativity and quantification. The central theoretical point of this dissertation is to argue in favor of the idea that syntactic properties may be explained, in large part, as a consequence of verb formation. In this sense, to understand the syntactic structure of a language it is essential to understand the argument structure of its verbs.

Subtítulo
Da formação dos verbos para a análise das estruturas sintáticas
Autor(a)
Suzi Oliveira de Lima
Área
Ano
2011

Retórica e Semiótica

Resumo

"NOSSO TRABALHO CONSISTE EM UMA ANÁLISE DA RETÓRICA DO PONTO DE VISTA DA SEMIÓTICA. A RETÓRICA, EM SENTIDO LATO, PODE SER DEFINIDA COMO A ARTE DO DISCURSO EM GERAL. NA SISTEMATIZAÇÃO QUE A RETÓRICA FAZ DO SEU OBJETO, ELA SEPARA PENSAMENTO DE LINGUAGEM, DESCREVENDO CINCO FASES DA ELABORAÇÃO DO DISCURSO: A INVENTIO, A DISPOSITIO, A ELUCUTIO, A MEMORIA E A PRONUNTIATIO. A SELEÇÃO DOS PENSAMENTOS COLOCADOS EM DISCURSO É FEITA NA INVENTIO E A SUA COMBINAÇÃO E FEITA NA DISPOSITIO. A CONVERSÃO EM LINGUAGEM DO MATERIAL DAS FASES ANTERIORES É FEITA NA ELOCUTIO. A MEMORIA TRATA DA MEMORIZAÇÃO DO DISCURSO E A PRONUNTIATIO TRATA DE SUA DECLAMAÇÃO. A SEMIÓTICA, CONTRARIAMENTE À RETÓRICA, NÃO FAZ A DISTINÇÃO ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO. PARA A SEMIÓTICA, O DISCURSO NÃO É O RESULTADO DA CONVERSÃO DO PENSAMENTO EM LINGUAGEM, MAS O PATAMAR FINAL DE UM PERCURSO DE GERAÇÃO DO SENTIDO. EM SEU PONTO DE VISTA, A SIGNIFICAÇÃO É ESTUDADA EM UMA PERSPECTIVA GERATIVA, QUE É FORMALIZADA NO MODELO TEÓRICO DO PERCURSO GERATIVO DO SENTIDO, QUE É DESCRITO EM TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE: O NÍVEL FUNDAMENTAL, O NÍVEL NARRATIVO E O NÍVEL DISCURSIVO. NO NÍVEL DISCURSIVO, O DISCURSO É ESTUDADO COMO O PRODUTO DE UMA ENUNCIAÇÃO. APROXIMANDO A RETÓRICA DA SEMIÓTICA, É POSSÍVEL ESTUDAR A ELOCUTIO COM O APARATO TEÓRICO DO NÍVEL DISCURSIVO, ANALISANDO A ELOCUTIO NÃO COMO O RESULTADO DE UMA CONVERSÃO DO PENSAMENTO EM LINGUAGEM, MAS COMO O RESULTADO DE MECANISMOS SISTEMÁTICOS DO DISCURSO. DETERMINAR ESSES MECANISMOS É O TEMA PRINCIPAL DE NOSSO TRABALHO. PARA REALIZAR ESSA TAREFA, FOI DEFINIDO UM CORPUS DE TEXTOS LITERÁRIOS. NO USO POÉTICO DA LINGUAGEM HÁ UMA EXPLORAÇÃO INTENSA DOS MECANISMOS DE CONSTRUÇÃO DO DISCURSO, QUE OS TORNA MAIS EVIDENTES QUE EM OUTROS USOS. ASSIM, NOSSO TRABALHO INCIDE NO ESTUDO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM E NOS MECANISMOS SEMIÓTICOS RESPONSÁVEIS PELA SUA PRODUÇÃO."

Abstract

"WHAT I PRESENT HERE IS AN ANALYSIS OF THE RHETORIC FROM A SEMIOTIC POINT OF VIEW. RHETORIC IS, TO A LARGE EXTENT, DEFINED AS THE ART OF DISCOURSE. WHEN SYSTEMATIZING ITS OBJECT, RHETORIC SEPARATES LANGUAGE AND THOUGHT, AND DESCRIBES FIVE PHASES FOR THE ELABORATION OF DISCOURSE: THE INVENTIO, THE DISPOSITIO, THE ELOCUTIO, THE MEMORIA, AND THE PRONUNTIATIO. THE SELECTION OF THE THOUGHTS, BEFORE THEY ARE PUT IN DISCOURSE, IS MADE AT THE INVENTIO, WHEREAS THEIR COMBINATION IS MADE AT THE DISPOSITIO. THEN, THE MATERIAL FROM THESE TWO FIRST PHASES IS CONVERTED INTO LANGUAGE AT THE ELOCUTIO. AS FOR THE TWO LAST PHASES, THE DISCOURSE IS MEMORIZED AT THE MEMORIA AND DECLAIMED AT THE PRONUNTIATIO. SEMIOTICS, DIFFERENTLY FROM RHETORIC, DOES NOT DISTINGUISH BETWEEN LANGUAGE AND THOUGHT. FROM A SEMIOTIC POINT OF VIEW, DISCOURSE IS NOT THE RESULT OF A CONVERSION OF THOUGHT INTO LANGUAGE. IT IS RATHER THE ENDING LEVEL OF THE GENERATION OF MEANING. THE MEANING PRODUCTION IS THEN STUDIED FROM A GENERATIVE PERSPECTIVE, WHICH UNDERSTANDS THE COURSE OF THE MEANING GENERATION AS DIVIDED IN THREE LEVELS: THE FUNDAMENTAL, THE NARRATIVE AND THE DISCURSIVE. AT THIS LAST ONE, DISCOURSE IS STUDIED AS THE PRODUCT OF AN ENUNCIATION. BY APPROXIMATING RHETORIC AND SEMIOTICS, IT IS POSSIBLE TO STUDY THE ELOCUTIO AS THE THEORETICAL APPARATUS OF THE DISCURSIVE LEVEL, THE ELOCUTIO IS THEN ANALYZED AS THE RESULT OF SYSTEMATIC MECHANISMS OF THE DISCOURSE, RATHER THAN THE RESULT OF A CONVERSION OF THOUGHT INTO LANGUAGE. DETERMINING THOSE MECHANISMS IS THE MAIN GOAL OF THIS WORK. IN ORDER TO ACHIEVE THIS TASK, I ESTABLISHED A CORPUS OF LITERARY TEXTS. THE MECHANISMS FOR THE DISCOURSE CONSTRUCTION ARE INTENSELY EXPLORED WHEN LANGUAGE IS POETICALLY USED. SINCE THAT IS THE REASON WHY THEY ARE SO EVIDENT IN THOSE CASES, THIS WORK DOES FOCUS ON THE USE OF FIGURES OF SPEECH, AS WELL AS ON THE SEMIOTIC MECHANISMS INVOLVED IN THEIR PRODUCTION."

Autor(a)
Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
Área
Ano
2008

O Modelo Prosódico inicial do Português Brasileiro

Resumo

"O OBJETO ESPECÍFICO DESTA PESQUISA DE MESTRADO É INVESTIGAR QUAL O MODELO PROSÓDICO INICIAL NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (DORAVANTE PB) E A POSSÍVEL INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA UTILIZADA NOS RESULTADOS. PARTINDO DA PRESSUPOSIÇÃO DE QUE HÁ UMA GRAMÁTICA INICIAL, DADA PELA GRAMÁTICA UNIVERSAL (CHOMSKY, 1981), AUTORES QUE LIDAM COM LÍNGUAS GERMÂNICAS AFIRMAM QUE O TROQUEU É O MODELO PROSÓDICO DEFAULT NA AQUISIÇÃO (CF. GERKEN, 1994; FIKKERT, 1994), E O MESMO É DEFENDIDO POR ESTUDOS QUE LIDAM COM OUTRAS FAMÍLIAS LINGÜÍSTICAS (CF. ADAM & BAT-EL, 2007 PARA O HEBRAICO; PRIETO, 2005 PARA O CATALÃO, POR EXEMPLO). NO ENTANTO, OS DADOS INFANTIS DO PB TRAZEM COMPLICAÇÕES PARA A SUPOSTA TENDÊNCIA TROCAICA UNIVERSAL, POIS ESTUDOS OBSERVACIONAIS (NATURALÍSTICOS) ENCONTRAM UMA TENDÊNCIA IÂMBICA (SANTOS, 2001, 2007; BONILHA, 2004; BAIA, 2006). APESAR DE HAVER NO CENÁRIO DA LITERATURA BRASILEIRA DEBATES E ESTUDOS RECENTES A RESPEITO DO MODELO PROSÓDICO INICIAL (CF. RAPP, 1994; BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007), ALGUMAS QUESTÕES AINDA PERMANECEM. A MAIOR PARTE DESSES TRABALHOS É COMPOSTA POR ESTUDOS OBSERVACIONAIS E NÃO EXPERIMENTAIS, O CONTRÁRIO DO QUE NORMALMENTE ACONTECE NA LITERATURA ESTRANGEIRA. O ÚNICO ESTUDO EXPERIMENTAL NO PB CONHECIDO ATÉ ENTÃO É O DE RAPP (1994), O QUAL AFIRMA HAVER UMA TENDÊNCIA TROCAICA NOS DADOS INICIAIS DO PB. ENQUANTO A AUTORA APONTA UMA TENDÊNCIA TROCAICA, NENHUM ESTUDO OBSERVACIONAL A CONFIRMA; AO CONTRÁRIO, ESTES ESTUDOS LEVANTAM INDÍCIOS A FAVOR DE UMA TENDÊNCIA IÂMBICA INICIAL (BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007; BAIA, 2006). LOGO A PESQUISA AQUI CONDUZIDA VISA VERIFICAR SE HÁ INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA EMPREGADA NOS RESULTADOS APRESENTADOS PELA LITERATURA BRASILERA. PARA ISSO, NESTA DISSERTAÇÃO, SÃO UTILIZADAS AS DUAS METODOLOGIAS NA ANÁLISE DOS DADOS (A EXPERIMENTAL E A OBSERVACIONAL): NO ESTUDO EXPERIMENTAL, SÃO ANALISADOS DADOS DE 42 CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 1;5 – 3;0 ANOS, E NO ESTUDO OBSERVACIONAL, SÃO ANALISADOS DADOS DE UMA CRIANÇA (LUI) NA MESMA FAIXA ETÁRIA DO ESTUDO EXPERIMENTAL. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DOS DOIS ESTUDOS REALIZADOS NESTA PESQUISA CORROBORAM O QUE É AFIRMADO PELO ESTUDO EXPERIMENTAL DE RAPP (1994) E PELOS ESTUDOS OBSERVACIONAIS (SANTOS, 2006, 2007; BONILHA, 2004; BAIA, 2006). DESSA MANEIRA, OS RESULTADOS APRESENTAM A MESMA DISCREPÂNCIA A RESPEITO DA TENDÊNCIA PROSÓDICA INICIAL PRESENTE NA COMPARAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS QUE ADOTAM DIFERENTES MÉTODOS. NO ENTANTO, FOI ENCONTRADA UMA EXPLICAÇÃO PARA O QUE OCASIONA TAL DISCREPÂNCIA. NOTOU-SE QUE OS IAMBOS DIMINUEM SE O LÉXICO PARTICULAR E OS VERBOS SÃO EXCLUÍDOS DOS DADOS. SEM O LÉXICO PARTICULAR E VERBOS, HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE SW EM DES E DEX. DESSA MANEIRA, A DIFERENÇA ENTRE OS RESULTADOS DO ESTUDO EXPERIMENTAL E DOS ESTUDOS OBSERVACIONAIS ESTÁ RELACIONADA COM A METODOLOGIA EMPREGADA E, PARTICULARMENTE, COM O INVENTÁRIO LEXICAL E CLASSE GRAMATICAL CONSIDERADOS NA ANÁLISE. POR FIM, ACREDITA-SE QUE O ESTUDO QUE DESCONSIDERE TODOS OS TIPOS DE PRODUÇÕES INFANTIS NÃO PODE AFIRMAR, CATEGORICAMENTE, UMA OUTRA TENDÊNCIA INICIAL. POR ESSA RAZÃO, AFIRMA-SE QUE O PB APRESENTA UMA TENDÊNCIA IÂMBICA INICIAL, TENDÊNCIA DEFENDIDA PELOS ESTUDOS OBSERVACIONAIS (BAIA, 2006; SANTOS, 2007) QUE LIDAM COM A PRODUÇÃO LEXICAL INFANTIL NA SUA TOTALIDADE, EMBORA NÃO SE TRATE DE UMA TENDÊNCIA FORTE E SEJA APENAS UMA TENDÊNCIA APARENTE DE ACORDO COM OS RESULTADOS ESTATÍSTICOS DESTE ESTUDO."

Abstract

"THIS RESEARCH AIMS AT INVESTIGATING THE INITIAL PROSODIC TEMPLATE IN THE ACQUISITION OF BRAZILIAN PORTUGUESE (HENCEFORTH BP) AND THE INFLUENCE OF THE METHODOLOGY ON THE RESULTS PRESENTED BY BRAZILIAN LITERATURE SO FAR. FOLLOWING THE VIEW THAT THERE IS AN INITIAL GRAMMAR (UNIVERSAL GRAMMAR) (CHOMSKY, 1981), AUTHORS WHO DEAL WITH GERMANIC LANGUAGES STATE THAT THE TROCHEE IS THE INITIAL PROSODIC TEMPLATE (SEE GERKEN, 1994; FIKKERT, 1994), AND THE SAME IS CLAIMED BY STUDIES THAT DEAL WITH LANGUAGES FROM OTHER FAMILIES (SEE ADAM & BAT-EL, 2007 ABOUT HEBREW ACQUISITION; PRIETO, 2005 ABOUT CATALAN ACQUISITION, FOR EXAMPLE). HOWEVER, DATA FROM BRAZILIAN CHILDREN BRING COMPLICATIONS FOR THIS TROCHAIC BIAS WHEN SHOW THE RESULTS OF OBSERVATIONAL STUDIES (NATURALISTIC STUDIES), WHICH POINT OUT AN IAMBIC BIAS INSTEAD (SANTOS, 2001, 2007; BONILHA, 2004; BAIA, 2006). BESIDES THE DISCUSSIONS AND RECENT STUDIES ABOUT THE PROSODIC INITIAL TEMPLATE (SEE RAPP, 1994; BONILHA, 2004; SANTOS, 2006, 2007) THAT HAVE BEEN CONDUCTED BY BRAZILIAN RESEARCHERS, SOME QUESTIONS STILL REMAIN. MOST OF THESE STUDIES ON BP ACQUISITION ARE OBSERVATIONAL AND THEY ASSERT THAT THERE IS AN INITIAL IAMBIC BIAS, WHEREAS THERE IS ONLY ONE EXPERIMENTAL STUDY (RAPP, 1994), WHICH STATES THAT THERE IS A TROCHAIC BIAS. THEREFORE, THE RESEARCH CONDUCTED HERE AIMS AT ANALYZING THE INFLUENCE OF THE EMPLOYED METHODOLOGY ON THE RESULTS. TO MAKE IT POSSIBLE, TWO METHODOLOGIES ARE USED IN THE ANALYSIS OF DATA (THE EXPERIMENTAL AND OBSERVATIONAL): IN THE EXPERIMENTAL STUDY, WE ANALYZE DATA OF 42 CHILDREN AT AGE 1;5 – 3;0 YEARS OLD, AND IN THE OBSERVATIONAL STUDY, WE ANALYZE DATA OF A CHILD (LUI) WHO IS THE SAME AGE OF EXPERIMENTAL GROUP. THE RESULTS CORROBORATE WHAT HAS BEEN STATED BY THE EXPERIMENTAL STUDY (RAPP, 1994) AND BY THE OBSERVATIONAL ONES (SANTOS, 2006, 2007; BONILHA, 2004; BAIA, 2006) BECAUSE IT WAS FOUND THE SAME DISCREPANCY SHOWED BY THESE STUDIES. BUT THERE IS AN EXPLANATION. IT WAS NOTED THAT THE NUMBER OF IAMBS DECREASES IF THE PARTICULAR LEXICON (FAMILIAR WORDS AND LEXICAL CREATIONS) AND VERBS ARE KEPT OUT OF THE DATA. WITHOUT THIS SORT OF WORDS, THERE IS A PREDOMINANCE OF SW IN DES AND DEX. THUS, THE DIFFERENCE BETWEEN THE RESULTS OF THE EXPERIMENTAL STUDY AND OBSERVATIONAL ONES IS DUE TO THE EMPLOYED METHODOLOGY, PARTICULARLY, DUE TO THE LEXICAL INVENTORY CONSIDERED IN THE ANALYSIS. FINALLY, WE BELIEVE THAT IF THE STUDY DOES NOT TAKE INTO ACCOUNT ALL TYPES OF CHILDREN’S PRODUCTIONS IT CAN NOT STATE, CATEGORICALLY, ANY INITIAL PROSODIC BIAS. THEREFORE, THIS STUDY AGREES WITH WHAT HAS BEEN STATED BY OBSERVATIONAL STUDIES, I.E. BP EARLY DATA SHOW AN IAMBIC BIAS (BAIA, 2006; SANTOS, 2007), ALSO, THIS WAS OBSERVED IN THE ANALYSIS OF DES. HOWEVER, THE STATISTICAL RESULTS DID NOT SHOW ANY SIGNIFICANT PREDOMINANCE OF A SPECIFIC PROSODIC TEMPLATE. SANTOS (2007) CLAIMS THAT THERE IS NOT A UNIVERSAL PROSODIC TEMPLATE. FOR THAT REASON WE FIND A TROCHAIC BIAS IN GERMANIC LANGUAGES AND AN IAMBIC BIAS IN BP."

Subtítulo
Uma questão metodológica?
Autor(a)
Maria de Fátima de Almeida Baia
Área
Ano
2010

Aquisição da Regra de Assimilação de Vozeamento em Português Brasileiro

Resumo

"O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A AQUISIÇÃO DO PROCESSO FONOLÓGICO DE VOZEAMENTO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. PARA ISSO, FORAM ANALISADOS TANTO DADOS NATURALÍSTICOS DE UMA CRIANÇA ACOMPANHADA LONGITUDINALMENTE DE 1;4 ANOS ATÉ 4;0 ANOS, QUANTO DADOS EXPERIMENTAIS/LATITUDINAIS DE 46 CRIANÇAS DE 2;0 ANOS ATÉ 4;1 ANOS. FOI INVESTIGADA A AQUISIÇÃO DE /S,Z/ NA POSIÇÃO DE ONSET (ESTUDO NATURALÍSTICO) E TAMBÉM A AQUISIÇÃO DE [S,Z] NAS POSIÇÕES DE CODA MEDIAL E FINAL EM AMBOS OS ESTUDOS. VERIFICAMOS QUE O PERÍODO DE AQUISIÇÃO DOS SEGMENTOS NA CODA FORAM TARDIOS, SE COMPARADOS COM OS PERÍODOS ENCONTRADOS NA LITERATURA (MEZZOMO, 2003). POR ISSO, ANALISAMOS, TAMBÉM, A AQUISIÇÃO DESSES SEGMENTOS DE ACORDO COM O CONTEXTO SEGUINTE: PAUSA, SURDO E SONORO. OBSERVAMOS QUE O CONTEXTO SONORO FOI O MAIS DIFÍCIL PARA AS CRIANÇAS, JÁ QUE A AQUISIÇÃO OCORREU POR VOLTA DE 4;0 ANOS. ALÉM DISSO, ANALISAMOS AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELAS CRIANÇAS DURANTE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO E ENCONTRAMOS UM PADRÃO RELACIONADO À PRODUÇÃO INICIAL DO SEGMENTO [S] MESMO EM CONTEXTOS EM QUE A PRODUÇÃO DEVERIA SER SONORA. FOI FEITA UMA COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO CONTEXTO SONORO DOS DOIS ESTUDOS (NATURALÍSTICO E EXPERIMENTAL) COM O TRABALHO DE NEWTON & WELLS (2002) QUE ANALISA OS PROCESSOS DE ASSIMILAÇÃO, ELISÃO E LIAISION E CONSTATAMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS DE VOZEAMENTO CORRETO, PAUSA E OUTRAS REALIZAÇÕES QUE O PROCESSO DE VOZEAMENTO NÃO SURGE ASSIM QUE A CRIANÇA COMEÇA A PRODUZIR SENTENÇAS COM DUAS PALAVRAS E NÃO ESTÁ ADQUIRIDO ATÉ OS 4;0 ANOS (ÚLTIMA FAIXA ETÁRIA ANALISADA). A PARTIR DESSES RESULTADOS, CONCLUÍMOS QUE O PROCESSO DE VOZEAMENTO É UMA REGRA FONOLÓGICA A SER ADQUIRIDA E NÃO UM FENÔMENO APENAS FONÉTICO (COMO MOSTRARAM OS AUTORES). DADO QUE O PROCESSO DE VOZEAMENTO É UMA REGRA FONOLÓGICA, CONCLUÍMOS QUE A ANÁLISE LINGÜÍSTICA, FEITA A RESPEITO DO PROCESSO DE VOZEAMENTO NA FALA DO ADULTO, ESTÁ CORRETA AO ASSUMIR QUE A FORMA NÃO MARCADA PARA A REGRA DE VOZEAMENTO É O [S], POIS TAMBÉM NOS DADOS INFANTIS PERCEBEMOS UMA TENDÊNCIA DAS CRIANÇAS EM PRODUZIR FRICATIVAS SURDAS E EVITAR A PRODUÇÃO DE FRICATIVAS SONORAS."

 

Abstract

"THIS RESEARCH AIMED AT ANALYZING THE ACQUISITION OF THE PHONOLOGICAL PROCESS OF VOICING IN BRAZILIAN PORTUGUESE. TO DO SO, NATURALISTIC DATA, LONGITUDINALLY COLLECTED FROM A CHILD SINCE SHE WAS 1;4 UNTIL SHE BECAME 4;0, AS WELL AS EXPERIMENTAL DATA, LATITUDINALLY COLLECTED FROM 46 CHILDREN FROM THE AGE 2;0 TO THE AGE 4;1, WERE ANALYZED. IN ADDITION, THE ACQUISITION OF /S Z/ IN ONSET POSITION AND IN MEDIAL AND FINAL CODA POSITION WERE INVESTIGATED IN BOTH STUDIES. WE OBSERVED THAT THE PERIOD OF SEGMENT ACQUISITION WAS LATER IN COMPARISON TO THE ONES MENTIONED IN THE LITERATURE ( MEZZOMO, 2003). THEREFORE WE ALSO ANALYZED THE ACQUISITION OF /S Z/, TAKING INTO ACCOUNT THE FOLLOWING CONTEXT, THAT IS TO SAY, WHAT THERE IS AFTER THEM: A PAUSE, A VOICELESS OR A VOICED SEGMENT. WE NOTICED THAT THE MOST DIFFICULT CONTEXT FOR CHILDREN WAS THE ONE THAT CONTAINED A VOICED SEGMENT, SINCE THE ACQUISITION OF /Z/ IN CODA POSITION OCCURRED ONLY AT THE AGE OF 4;0. BESIDES, WE ANALYZED THE STRATEGIES USED BY CHILDREN DURING THE ACQUISITION PERIOD OF THE VOICING PROCESS AND, AS A RESULT, WE FOUND A PATTERN IN RELATION TO THE INITIAL PRODUCTIONS: CHILDREN START PRODUCING [S] EVEN WHEN [Z] IS EXPECTED TO BE PRODUCED. WE ALSO COMPARED THE RESULTS THAT WE OBTAINED THROUGH THE INVESTIGATION OF VOICED CONTEXTS IN BOTH THE NATURALISTIC AND THE EXPERIMENTAL STUDIES TO NEWTON AND WELLS (2002)’S WORK, IN WHICH THE PROCESSES OF ASSIMILATION, ELISION AND LIAISION ARE ANALYZED. DIFFERENTLY FROM THEIR RESULTS, OUR RESEARCH SHOWED THAT THE VOICING PROCESS DOES NOT OCCUR AS SOON AS CHILDREN START PRODUCING SENTENCES WITH TWO WORDS, SINCE IT IS NOT STILL ACQUIRED UNTIL THE AGE OF 4;0 (THE LAST PERIOD ANALYZED). BASED ON THESE RESULTS, WE CONCLUDED THAT THE VOICING PROCESS IS A PHONOLOGICAL RULE THAT MUST BE LEARNT BY CHILDREN AND, CONSEQUENTLY, IT IS NOT A MERE PHONETIC PHENOMENON, AS POINTED BY THE AUTHORS. ALSO BASED ON OUR RESULTS, WE CONCLUDED THAT THE LINGUISTIC ANALYSIS DONE FOR THE ADULT SPEECH IS RIGHT WHEN IT ASSUMES THAT [S] THE UNDERLYING FORM TO WHICH THE VOICING RULE IS APPLIED, SINCE WE NOTICED A TENDENCY FOR CHILDREN TO PRODUCE THE VOICELESS FRICATIVE [S] AND AVOID ITS VOICED COUNTERPART [Z]."

Autor(a)
Cristiane Conceição Silva
Área
Ano
2010